terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Metas culturais sem cumprir

Há quatro anos, Fetter Júnior ganhou as eleições municipais para o período 2009-2012, que agora termina. Na época, o blogue Amigos de Pelotas anotou seis itens (das áreas cultura, esporte e lazer) do Plano de Governo (PG) do progressista, copiados da página virtual do candidato (v. Para cobrar: promessas de Fetter, postado em 25-11-08).
  • Criar bibliotecas de bairros a partir de parcerias com entidades públicas e privadas (PG, p. 32).
  • Construir um largo na beira da laguna no Balneário dos Prazeres, qualificando esse espaço de lazer da comunidade (p. 70).
  • Construir um Ginásio com capacidade para 3.500 pessoas (p. 74).
  • Reformar o Ginásio João Carlos Gastal (p. 74).
  • Construir um Centro de Formação de Atletas ( p. 74).
  • Dar continuidade aos trabalhos já iniciados de construção e qualificação de espaços esportivos na comunidade (p. 75).
O ginásio do Colégio Municipal Pelotense tem 50 anos
Em maio de 2012, o mesmo blogue citou duas de "15 ações prioritárias" para execução até o fim do ano, coordenadas pela primeira-dama Leila Fetter (v. Prioridades essenciais do governo Fetter).
  • Implantação do Parque do Bicentenário;
  • Transferência do monumento Sentinela Farroupilha, do escultor Antônio Caringi, da Praça Vinte de Setembro para o prolongamento da avenida Bento Gonçalves, mais perto da avenida Duque de Caxias.
Se estas metas não se cumpriram, podem ficar para o próximo prefeito ou poderão arquivar-se como sonhos impossíveis. Em dezembro de 2012, outros grandes objetivos ainda estão a meio caminho e deverão ser executados pelo governo que inicia em 2013 ou pelo seguinte (reforma do Teatro Sete de Abril, Rua do Doce, instalação do Museu da Cidade, retirada de todos os camelôs, implantação de ciclovias, legalização das lancherias de calçada e outros).
Foto de E. V. Nunes (Panoramio)

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Olha, meu amigo, as promessas não ficaram simplesmente sem serem cumpridas. O mais grave é que o Prefeito sequer se empenhou em tentar cumpri-las.

    Francisco Antônio Vidal disse...

    O povo julgará se essas metas eram importantes para a cultura. Se para o eleitor for grave a omissão do governante, então vai castigá-lo numa próxima votação. Mas acredito que o povo ponha atenção em coisas mais básicas e urgentes.

    Acho indispensável recordar estas metas não cumpridas, para que o sucessor as considere ou as esqueça. É melhor pensarmos no bem da cidade e não tanto se os candidatos são máquinas de fazer promessas que não poderão cumprir (todos são). O momento é de avaliar o que sai, e anotar as promessas daquele que chega.

    A função dos meios de comunicação é recordar as promessas feitas, para que o eleitor possa julgar.