sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Colunista previu vitória de Eduardo 3 anos antes

Roberto Soares
Em 22 de outubro de 2009, um articulista do Amigos de Pelotas lançou um palpite adiantado para as eleições para Presidente da República em 2010 e para Prefeito de Pelotas em 2012. Veja a seguir o texto do advogado Roberto Soares, copiado do link original (não mais disponível), com a expressiva quantidade de 50 comentários, a maioria anônimos (84%). 

Em agosto de 2010, Roberto mudou a predição, rendendo-se às evidências, no artigo Os próximos atos. Antes do segundo turno, reconheceu a falha do palpite de 2009, em O prazer de errar. Ainda restava a profecia para as municipais, que hoje conhecemos.

O oráculo pelotense

José Serra deve vencer a eleição presencial do próximo ano. É possível dizer também que Eduardo Leite será prefeito de Pelotas em 2012, com Eduardo Macluf de vice, diz Roberto
Roberto Soares

Falar de Lula, Yeda, Fetter, tudo isso já está batido, démodé, ultrapassado. Vamos falar do futuro. Ano que vem, por exemplo, teremos eleições presidenciais. Façam suas apostas. A minha já fiz. Independentemente de quem seja o seu (ou o meu) candidato a presidente no ano que vem, a disputa eleitoral, a meu ver, já está definida. Serra é a “barbada” das eleições presidenciais de 2010. Só não vê quem não quer. Vamos aos fatos.

No cenário político atual, não há ninguém com mais predicados do que ele para ocupar o lugar de Lula. Serra, à semelhança de Lula, soube esperar sua vez. Perdeu quando tinha que perder. A bem da verdade, a derrota veio-lhe a calhar, na medida em que criou um oportuno distanciamento entre ele e o governo FHC. Com ela, Serra se desvinculou do ex-presidente e seu claudicante segundo mandato, marcado por irregularidades e crises.

Serra sempre soube manter o nível e a serenidade. Abdicou quando tinha de abdicar (2006), já que concorrer contra um candidato à reeleição – exceto em se tratando do governo estadual do Rio Grande do Sul – é quase sempre derrota na certa.

Na disputa do ano que vem, seus adversários não lhe fazem frente. Marina Silva não tem projeção. Dilma Rousseff não tem carisma (mesmo que tenha a máquina estatal a seu lado). Ciro carece de fibra moral.

Serra, contudo, submeteu-se ao salutar exercício de humildade que as derrotas podem impor aos políticos, e soube aproveitar o tempo entre as eleições para amadurecer como administrador. E até agora tem demonstrado que é possível, mesmo sendo do PSDB e ocupando um governo estadual, não se meter em lambanças e operações espúrias, a exemplo de certa colega de partido...

Uma coisa, contudo, Serra, inegavelmente não tem: carisma. É um “Nixon honesto”, ou um “Homer Simpson sem graça”. Pesa a seu favor, contudo, o fato de ao menos ser autêntico: não posa de “carismático” como fazia o picolé de chuchu Geraldo Alckmin, com seu sorriso apatetado e cara de professor substituto de ensino religioso.

O tucano só perderá essa parada se morrer ou abdicar antes. No mais, não se vislumbra nenhum outro contendor (ou contendora) a altura. Claro que, do povo brasileiro pode se esperar qualquer surpresa, mas essa fatura já está liquidada.

De lambuja, e revendo projeções que havia feito entre amigos, adianto que, já em 2012, Eduardo Leite (esq.) será eleito prefeito de Pelotas, sendo Eduardo Macluf seu vice. Já sei até o nome de alguns membros do secretariado. 

Podem me cobrar depois. Se eu estiver certo, podem me chamar de o “oráculo pelotense”.
P.S.: Que fique claro que não estou fazendo aqui campanha para José Serra nem para ninguém, mas conjecturando, com base no atual quadro, a hipótese mais provável de se concretizar. Basta maturidade para interpretar o texto.o 


50 Comentários
22 de outubro, 2009
● O bom do Roberto é que ele não tapa o sol com a peneira. Continue assim. Tãnia 
● Que horror! Como sou imaturo! 
● Por mais que pareça uma incoerência ideológica, não gosto da previsão para a eleição presidencial, mas me agrada a projeção para a eleição de Prefeito! Veremos! 
● Eu acho que o colunista está fazendo uma análise prematura. A eleição do ano que vem será no ano que vem, não agora. Muita água vai rolar debaixo da ponte, e muita coisa muda em um ano. às vezes,num dia. 
● Fiquei curioso pelo secretariado do novo prefeito! Já que do atual tá difícil! 
23 de outubro, 2009
● Já imaginaram Serra presidente!? Ninguém merece! 
● Roberto, nada é impossível. Há um conjunto de fatores, alianças, restrospectos e atualizações que são componentes que mudam tudo. Será na eleição uma caixa de pandora, não arriscaria à defini-la, o futuro é incerto e pode decepcioná-lo de novo! 
● Sangue novo é bom, sempre será bem vindo. Difícil é conviver com velhas raposas, velhos habitos, modificar conceitos arraigados, quebrar paradigmas. A "oposição" não perdoa sequer um fio de cabelo. Ataques nojentos e sórdidos são lançados de todos os lados.Nem o mais santo dos homens escapou disto e, a história se repete há pelo menos 2009 anos. 
● O Dudu já vai ter idade pra se candidatar a prefeito em 2012? Nossa! O guri cresceu! Mas se as profecias do Roberto se concretizarem, com certeza meu voto o Dudu tem. Confio na vocação política do guri, na criação que ele teve, nas sólidas bases morais em que ele se firma como político. Sem dúvida, é alguém maduro pra enfrentar esse desafio. Só espero que a assessoria dele... esse oráculo... esteja também à altura do meu voto.
● Bom dia,guri! parabéns para ti: maneira de colocar tua análise, cheia de humor e comparações! Leci Irene 
● A possibilidade de ter José Serra como presidente me deixa extremamente preocupado, principalmente quando lembro a verdadeira tragédia que foi a gestão do PSDB na presidência para a Educação Federal. 
● Falou só com o coração. 
● Ah não, que nem todas as 'previsões' se realizem, Serra de presidente ninguem merece!! Quanto ao nosso 'futuro' prefeito, nada contra, até aprovo, tem mostrado interesse e trabalho sério, talvez ainda venha a se corromper, não sabemos, mas o vice não aprovei! 
● Também fiquei curioso pelo secretariado do novo prefeito, concordo c/ anon. o "atual está difícil". Espero que surjam novos nomes, principalmente no trânsito. Pelotas precisa crescer pois já sofreu demais!
● Para 2012, o Eduardo Leite ainda não estará pronto. Quem sabe o Eduardo Macluf? Para o Dudu, 2016, em coligação com o PT, sem medo de ser feliz, como poderia ter sido com o pai dele, em 1988!
● Tenho que discordar do anônimo [acima]. Os Eduardos estão prontos. O Macluf tem o perfil para o parlamento. Será um bom deputado federal. Já o Eduardo, tem tudo para fazer um governo em que TODO O PODER EMANARÁ DO POVO. Tenho dito!
● Se a eleição for plebicitária o Roberto terá 50% de acertar a sua aposta. Analisar com maturidade requer base mais consistente que só achismo. Por acaso o articulista conhece o governo Serra e a opinião dos paulistas sobre a gestão tucana? Para Pelotas falta muito tempo ainda pra uma previsão “madura”. Não aposte todas as suas fichas, Roberto, guarde algumas. 
● Será que o autor deste artigo é do PSDB?...(risos)
● Bah, imagina se o autor do texto tivesse lado!!! Curiosamente, os dois supostos vencedores são do PSDB!!! 
● O Eduardo Leite é o que se quer de um político: honesto, educado, capaz de dialogar, corajoso, dedicado, zeloso com o público. Deus o conserve assim e que o Diabo não o tente. Já o Serra, o capeta comeu. 
● Louvável sejam as palavras do escritor quando diz que o próximo prefeito será Eduardo Leite. A câmara de vereadores conta hoje com um grande político o qual tem dedicado seu mandato ao povo, criando leis de extrema relevância para a política e para a população e não apenas trocando nomes de ruas ou dando títulos como muitos fazem. Voto em Santa Vitória, mas fico na torcida para que o Eduardo Leite seja o próximo prefeito de Pelotas, preferencialmente, se coligado com meu partido o PDT. André Selayaran Nicoletti
● Parabéns Roberto, adorei o texto!! Principalmente pela forma que ele mexeu com as pessoas, pelos comentários acredito que atingiu alguns objetivos. Brilhante pesquisa!!
● Já imaginaram Dilma presidenta!? Ninguém merece! 
● Eu sou imaturo, e o Aécio Neves também. Serra carrega o peso de FHC, Aécio não precisa ter medo desse passado. Tem mais Brasil e um capitalismo de novo modelo além de Pelotas e do PP. É só ver a enxurrada de carros importados nas ruas de Porto Alegre. Por isso essa terra vai levar ainda um bom tempo dormindo em berço esplêndido. Oráculo precisa subir mais alto para enxergar mais longe. Trepado no pé de pitangueira não vai além dos muros das casas. 
● O Serra tá caindo de maduro, embora não seja formado em nada, é o candidato ideal para concorrer com a Dilma.
● Lula para ganhar fez em 2002 uma proposta, separada da ideologia do PT, chamada "Carta aos Brasileiros". Esse documento abriu a campanha e as portas para a campanha de Lula. O analista passou batido pela análise dela, dissipou-se em elogiar o pangaré do delegado, e se esqueceu da importância que teria para a direita fazer um mea-culpa, uma revisão ideológica e metodológica do seu discurso e de suas visões de mundo. Sem isso a direita não volta ao poder, ela precisa recalibrar suas idéias, eu lamento muito que isso esteja levando tanto tempo.
● Homer sem graça ? Homer não é maldoso e calculista, sem graça ainda vá-la. Nixon honesto? Que nem Sarney arrependido ? O Serra não era chamado pelos amigos de Mefistófeles ? E depois das ambulâncias de vampiro ? E não foi magistralmente caricaturizada como Mr. Burns ? As piadinhas antigas sobre Serra são mais eloqüentes e vão noutra direção.
● Quantas vezes o oráculo ganhou na mega-sena? Faça-me o favor. Renato 
● Barbada, assim que nem um apartamento comprado na planta em um prédio sem a incorporação registrada ? 
● O Soares escreve limpo e escorreito, vai direto ao ponto. Ele já vem fazendo isso há um bom tempo. Ele tem um talento de mexer com as coisas, botar a mão no vespeiro. está de parabéns. Cristopher Santos
● Bons prognósticos. Bons augúrios.
● Espera começar os debates e o Serra já era. Vai ser patrolado. Como diz o PHA, a Dilma vai pendurar o FHC no pescoço dele. Serra não se elege nem para síndico do prédio onde mora. Pode me cobrar depois. E nem sou adivinho. Ivan  
● Quando o cara cita o Paulo Henrique Amorim, é porque a coisa tá preta!!!!!
● Comprometeu a isenção pra comentários futuros sobre política.
● Olha, te digo uma coisa, pra Pelotas eu votaria tranquilamente em dois Filhos. No Mário ou no Rubens! 
● Roberto, li duas vezes teu texto, pelo conteúdo e pela forma. Te admiro muito, não é de hoje. E com o passar do tempo estás cada vez melhor. Muuuito bom! Sutilezas e ironias a parte, tua analise do contexto é bem audaciosa e até curiosa. Nada me desagrada nesta "previsão". Pois, aguardemos.
24 de outubro, 2009
● O pessoal não entende ironia, pensa que é sério. Melhor nem tentar sugerir que as pessoas comam os próprios filhos.
● Roberto: tua análise, em que pese certa coerência, passa ao largo das circunstâncias políticas, principalmente quando se refere às eleições municipais. Primeiro, uma eventual aliança entre PSDB e PP, o que até é provável. Mas me pergunto se estes partidos arriscariam dois de seus melhores quadros em uma candidatura à prefeitura, incerta, contra uma reeleição provável à câmara de vereadores. Implicaria em ficarem sem mandato por dois anos, em caso de derrota. Isso sem considerar a candidatura a deputado federal ou estadual em 2010, o que alteraria significativamente o quadro. Sem dúvida são nomes simpáticos, atuantes, que vendem a imagem do dinamismo, mas me pergunto qual a sua real penetração no eleitorado de baixa renda. Gostaria que desenvolvesse essa ideia, pois a complexidade do jogo político envolve sutilezas que merecem consideração.
● Se esse é o Roberto Soares com quem eu estudei no Cefet RS, ele previu isso, mas não é o que ele quer.... Marcos 
● A falta de arejamento e maturidade do PSDB destoa do devido tempo de espera citado pelo colunista. 
● Ninguém é o detentor da verdade quando se fala de política.
Quanto ao Eduardo até pode ser. Ja o Serra.....Olhém o governo dele em SP! 
● É divertido ver como os peixes mordem a isca tão fácil. Esse texto só provocou, como aqueles caras que incitam a richa e depois saem de fininho.
● Vou guardar esse texto e daqui a um ano vou cobrar!!!!
● Todo texto é uma provocação! Se concorda ou discorda.
● Vou imprimir esse texto e cobrar ano que vem. Vamos ver a precisão desse "oráculo".
● Achei legal as previsões. Acredito que Eduardo Macluf por ser mais experiente, traria maior beneficio a Pelotas. o Macluf e o Leite juntos seria ótimo para Pelotas!!!!
● Olha só, mais do que das previsões (que eu pessoalmente espero que não se realizem), gostei de ler algo diferente, algo que mexe com o leitor. Em Pelotas, esse monopólio é do Rubens e do pessoal da equipe dele. Parabéns pra vocês. Bianca T. 
10 novembro, 2009
● Bastaram vinte dias para afundar o oráculo. Deve ter sido as chuvas. Oráculo que é oráculo precisa ser vago e enigmático para dar margem a essas mudanças.
● Bom Eduardo Macluf é bem mais preparado para ser um prefeito..o Leite é bom,mais precisa ainda de amadurecimento. Macluf já trabalhou em Brasília, c certeza se for candidato vai ganhar e ser bom prefeito. então a sua previsão esta bem errada!!! seria Eduardo Macluf para prefeito e o Leite como seu vice!.bom, mas isto são suposições  outra é q Eduardo Macluf vem de deputado federal em 2010. torço para q ganhe!!

Nenhum comentário: