domingo, 6 de janeiro de 2013

Cores da natureza

Relógio, de Olga Leão, no estilo bauernmalerei 
Olga Leão Vieira da Cunha apresentou em novembro de 2012 a exposição “Cores da natureza”, pinturas de adorno sobre objetos de utilidade no lar.

Seu estilo se baseia no bauernmalerei, antigo tipo de artesanato alemão que utiliza temas rurais, à base de cores simples e pinceladas suaves. A artista aplicou a técnica em antiguidades como relógios, cabides, espelhos e placas de identificação de portas.

O trabalho de Olga foi mostrado no Corredor Arte, projeto de saúde mental do Hospital da FAU-UFPel que busca humanizar o ambiente hospitalar, geralmente cheio de tensões e preocupações.

Quanto mais delicada a mensagem do artista, com maior sentido terapêutico poderá tocar a sensibilidade das pessoas que trabalham com a saúde e a vida de outros, sejam médicos, acompanhantes ou familiares, que são os que atuam diretamente com os pacientes. Daí que estas obras tenham ido tão de acordo com este projeto que existe em Pelotas há doze anos.

A artista foi entrevistada pela coordenação do Projeto Corredor Arte e falou sobre seu trabalho. Ela é formada em Artes Plásticas e em Espanhol pela UFPel, mas sempre conviveu no ambiente artístico.
Nasci nesse meio, meu pai era ator e meus avós, músicos. A arte faz parte da minha vida desde a infância, cresci em um ambiente onde aprendi a lidar com a sensibilidade transformando-a em arte. 
Acredito que a vida sem arte é insossa, pesada... conviver com a arte é essencial. A sensibilidade abre inúmeras portas.
Ao ver uma peça com pintura na casa do meu filho, me interessei por essa técnica de artesanato rústica alemã, cujas origens remontam ao século XVII. Bauernmalerei em sua tradução significa "pintura campestre", e veio ao encontro do meu estilo de vida simples e alegre.
O Corredor Arte pode ser visitado todos os dias do ano, das 7h às 22h, na rua Prof. Araújo, 538.

Fotos: Divulgação do Corredor Arte

Nenhum comentário: