quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeito Leite reestrutura o segundo escalão

Leite entrega os novos organogramas

O prefeito Eduardo Leite reuniu ontem (8) os secretários municipais, por primeira vez após a posse (dia 1), para iniciar a execução do novo organograma (leia a notícia).

Anteontem (7) já havia sido exonerado o pessoal de confiança (CC, cargos em comissão) da gestão anterior, restando nas secretarias uma pequena porção de funcionários, a maioria deles concursados em funções gratificadas (FG). Ainda não se sabe se alguns dos CC despedidos serão chamados.

Em dezembro, o prefeito eleito anunciou os nomes das secretarias e de seus titulares, sem se referir à estrutura interna de cada órgão. Agora a proposta foi entregue aos gestores, com a instrução de darem seus pareceres já no dia seguinte (9) pela manhã.

A rapidez dos procedimentos se fez notar antes da posse: todo o trabalho de reformulação feito por Leite durou cerca de 2 meses, enquanto Fetter Júnior levou uns quatro anos preparando e ajustando toda a reestruturação, com mudança da nomenclatura e com enxugamento do organograma. O ritmo da burocracia foi respeitado, e parecia que nunca mudaria a velha estrutura, arraigada por muitos anos. Em fevereiro de 2011 o novo esquema ficou terminado, com a posse de secretários, superintendentes, gerentes e supervisores.

A seguinte tarefa dos secretários será colocar dentro desse esquema administrativo os novos nomes, dando preferência a técnicos com alto conhecimento das áreas administradas. Leite tem sempre frisado a importância da eficiência por sobre os critérios partidistas para a distribuição de cargos. Até agora, Beatriz Araújo, Secretária de Cultura, foi a única a nomear alguns gestores (veja notícia).
Foto: R. Marin

Nenhum comentário: