sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Uma odisseia audiovisual: debates sobre Kubrick

O Zero 3 Cineclube começa o ano com um novo ciclo, desta vez focado no trabalho do diretor norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999). O retorno dos ciclos de cinema no Centro de Artes da UFPel (Alberto Rosa 62) é este sábado (12), com a exibição de "O Grande Golpe", suspense noir de 1956.

Nos próximos seis sábados, até 23 de fevereiro, serão debatidos filmes do cineasta nova-iorquino, em ordem cronológica de produção: dos anos 60, Dr. Fantástico e 2001; dos 70, Laranja Mecânica; O Iluminado, dos 80; De Olhos Bem Fechados, dos 90 (clique no cartaz à direita). Todos são verdadeiros clássicos, em gêneros diferentes, mostrando a versatilidade e o perfeccionismo do diretor.

A obra toda de Kubrick - 13 longas em 47 anos - também pode ser descrita como uma grande sequência de suspense, com muitas pausas, surpresas e golpes bem dados. O Zero 3 tomou o subtítulo do filme "2001: uma Odisseia no Espaço" e o aplicou com exatidão à carreira do cineasta: "Uma odisseia audiovisual".

Neste ciclo especial dedicado a um autor, o cineclube traz uma promoção oferecida somente para alunos do Centro de Artes da UFPel: sorteio de 6 horas no estúdio de produção musical "A Vapor" (v. informação). Também haverá sorteio de revistas Teorema e degustação de Garage Bakery. Sessões sempre às 15h, com entrada gratuita (tomar senhas a partir das 14h 45min).

O primeiro filme desta "odisseia de imagens e música", The Killing, conta a história de um grande plano tramado por Johnny Clay (vivido pelo ator Sterling Hayden) para o assalto de um hipódromo. Enquanto o grupo de ladrões se organiza, a mulher de um deles planeja outro golpe para ficar com o roubo de Clay. A narração se concentra em como o "crime perfeito" é preparado e em como as pessoas e o acaso fazem que tudo fracasse.

O suspense prende o espectador justamente pelo modo de relato não linear, desde mais de um ponto de vista, como um quebra-cabeça que somente se entende quando todas as peças são colocadas. Por sua técnica narrativa revolucionária, "O Grande Golpe" foi o primeiro filme de grande reconhecimento na carreira de Stanley Kubrick, se bem ficou esquecido depois de suas obras cada vez mais inovadoras e inquietantes.

Não seria exagerado dizer que o escritor Aldyr Garcia Schlee se inspirou neste recurso multifocal (do uso de diversos pontos de vista), que foi ousado no filme de Kubrick e é ousado na literatura, para a concepção do livro de contos "El Día en que el Papa fue a Melo" (Ediciones de la Banda Oriental, 1991). Foi um exercício narrativo, mais do que o relato de uma história, para mostrar o vertiginoso contraponto psicológico à realidade social supostamente objetiva (um golpe de luva na cara do positivismo).

Cartaz dinamarquês
The Killing significa a matança, mas este título não foi traduzido literalmente nem no Brasil ("O grande golpe") nem em Portugal ("Um roubo no hipódromo"). Em outros idiomas o título teve um incrível número de variações. Na América hispânica, por exemplo, ficou como Casta de malditos. Veja outras versões, segundo o IMDB, e seus significados, todos diferentes, como se as palavras ao redor do mundo tentassem buscar o mesmo efeito de terror do filme original.
  • Atraco perfecto (Espanha): Assalto perfeito.
  • Rapina a mano armata (Itália): Assalto à mão armada.
  • L'ultime razzia (França): O último ataque.
  • Die Rechnung ging nicht auf (alemão): Não abra o bilhete.
  • Coup manqué (Bélgica): Tiro em falso.
  • I klopi (grego): O roubo.
  • Det store gangstercup (dinamarquês): O grande roubo.
  • Spelet är förlorat (sueco): O jogo está perdido.
  • Peli on menetetty (finlandês): O jogo terminou.
  • Son darbe (turco): Golpe final (tiro de misericórdia).
Veja abaixo a cena da luta no bar do hipódromo, em que um homem contratado arma confusão enquanto ocorre o roubo. O brigão é o lutador e enxadrista Kola Kwariani (1903-1980). Na primeira fila do público que observa (1.18) está, como extra, o humorista Rodney Dangerfield (1921-2004). A locação é o hipódromo de Bay Meadows, que existiu na cidade de San Mateo, California, de 1934 a 2008.
Imagens da web (2-3) e Zero3 (1)

Nenhum comentário: