terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Virada do ano com virada do tempo

Precipitações começaram na Argentina após meio-dia (foto de Gastón Berne: Rio da Prata visto desde Montevidéu)
No último dia do ano, pela tarde, todo o Rio Grande do Sul estava com temperaturas entre 30 e 35 graus, enquanto no meio da Argentina começava uma forte instabilidade, com muita chuva, ventos de uns 90 km/h e um pouco de granizo.

Após o meio-dia já chovia forte em Buenos Aires (a foto acima dá uma ideia de como o temporal começou). Nas horas da tarde, os ventos faziam o céu mudar no sul do Brasil. No Natal, as temperaturas gerais de 40 graus em todo a região sul, incluindo Santa Catarina, foram amenizadas por uma virada de tempo seco, ficando as mínimas, pelo menos por um dia, ao redor dos 20 graus.

Em Quaraí, a frente de rajada entra em território brasileiro (dia 31 à tarde).
Em Quaraí, a frente vista de lado (registros de Daniel Arbiza).

O céu ao norte de Pelotas muda ao anoitecer (foto de Artur Rocha)
As fotos, publicadas pelo MetSul, mostram como a grande massa avançou, com incrível rapidez, chegando até Porto Alegre em questão de doze horas. Antes de aguar o réveillon na capital, o céu já se havia nublado e haviam caído chuvas esparsas, tranquilizando muita gente quanto a mais precipitações.

No Cassino, a chuvarada chegou antes da meia-noite e a festa nas ruas foi suspensa. Mas em Porto Alegre os fogos do Ano Novo se confundiam com os raios e relâmpagos e houve muita confusão. Em Pelotas, a hora mais pesada foi das 22h às 23h.

Pela inusual rapidez e pela inconveniência do feriadão mundial, o fenômeno tomou a imprensa de surpresa em todo o Estado. Somente foi acompanhado pela empresa gaúcha de meteorologia METSUL, durante todo o dia 31 até as 3h de terça (1). Na internet, o Diário Popular fez uma pequena menção à tempestade. O evento foi significativo, pois em uma hora choveu um quinto da média mensal, nas cidades mais afetadas da região.

Em Porto Alegre choveu à tarde (foto de Luciano Alcântara).
O toró foi na virada do ano novo.
Fotos: MetSul

Nenhum comentário: