sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Clubes foram interditados e suspendem todos os bailes

A notícia saiu esta noite no Diário Popular e no sítio da Prefeitura: os bailes de carnaval foram quase todos suspensos (em Pelotas e região), após a interdição da maioria dos clubes sociais, por incumprimento de regras de segurança. Somente um clube fechou por conta própria para rever seu sistema de segurança. O carnaval de rua em Pelotas, ainda que com atrasos, segue a programação.

2ª reunião (4-2) para avaliar a fiscalização de locais fechados
A Prefeitura havia anos não fiscalizava irregularidades, mas está recuperando o tempo perdido no primeiro mês do novo mandatário: começou apreendendo mercadorias de ambulantes (v. notícia), cobrando a limpeza do espaço público e exigindo habilitações aos motoboys (v. notícia).

Após a tragédia em Santa Maria, em Pelotas já houve duas reuniões especiais para impor a aplicação das normas de segurança em casas noturnas e clubes (v. notícia) e dois bares foram fechados (a Baiuca já reabriu).

O jornalista chefe da ASCOM Luiz Caminha assina a informação de ontem (7), segundo a qual a Prefeitura fechou os seguintes espaços de baile: Clube Gonzaga, DC Eventos, Brilhante e Diamantinos. "Vários" ou "quase todos" os locais ficaram interditados.

O Diário Popular, por outro lado, diz que os bombeiros foram os responsáveis pelo fechamento dos clubes, devido a alvarás vencidos e falta de barras antipânico nas saídas. De acordo à informação mais detalhada do jornal, todos os bailes em Pelotas ou foram suspensos ou esperam confirmação:

Atitude pró-ativa: "Fica Aí" não satisfaz normas
mas se antecipou à pressão externa 
  • 4 clubes ficaram interditados e suspenderam os bailes: Brilhante, Caixeiral, Laranjal Praia Clube e a sede campestre do Centro Português;
  • 3 clubes esperam nova vistoria, pois foram reprovados na primeira (Diamantinos, 15 de Julho e Gonzaga), sendo ainda incerta a realização dos bailes;
  • a sede da Sociedade Libanesa ainda não foi vistoriada;
  • antecipando-se à fiscalização externa, o Fica Aí Pra Ir Dizendo (dir.) deu o melhor exemplo possível (único caso conhecido, até agora, de consciência de segurança): contratou um engenheiro para revisão da sede, fechou o clube e só reabrirá após cumprir todas as normas.
  • Piratini, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Pinheiro Machado fecharam a maioria dos clubes, bailões e CTG.
É preciso dizer que as autoridades estão cumprindo seu dever, apesar de incomodar a população menos consciente. A exigência das normas mínimas de segurança está ocasionando problemas e até mesmo prejuízos, mas ela não poderia ser de forma frouxa, pois os acidentes, quando ocorrem, não perdoam a cegueira e a imprevisão, castigando a justos e pecadores.

Quando inocentes morrem num incêndio, os legalmente responsáveis são os que não fiscalizaram corretamente, mas quando a fiscalização age com todo seu rigor somente os irresponsáveis ousam reclamar ou dar um "jeitinho". Para estes, é mais importante equilibrar o caixa ou divertir-se numa festa do que proteger a segurança das pessoas.

POST DATA
8-2-13 12h
A esta lista, o Diário da Manhã desta sexta (8) acrescenta 3 locais interditados pela fiscalização: a sede urbana do Centro Português 1º de Dezembro e os clubes praianos Valverde e Oásis. Outros 3 clubes não terão bailes, por decisão própria: Dunas, Libanesa e Parque Tênis. Portanto, a cidade não terá festas de carnaval, seja em respeito moral às vítimas de Santa Maria (ontem morreu a nº 238), seja porque a fiscalização aplicou muito rigor.
9-2-13 12h
O Diário Popular de hoje informa de mais 4 locais fechados, por falta de alvará e de prevenções contra incêndio: sede central do Centro Português e mais os clubes Gonzaga, Dunas e Parque Tênis.
O jornal reitera a informação de ontem sobre os primeiros 4 clubes interditados e acrescenta o Diamantinos.
Mais 4 casas noturnas lacradas: DC, Taí Bar, Serginho e Bar da Gorda.
Incrivelmente, até a programação oficial de shows no Laranjal foi suspensa, devido a irregularidades encontradas pelos Bombeiros (v. notícia de hoje).
Por seu lado, a Prefeitura informa de outros bares interditados esta noite: Arcobaleno, Liberdade (tradicional reduto do chorinho), O Sobrado (abaixo) e New York Irish Pub. Bem conhecidos do público pelotense, todos descumpriam medidas básicas de segurança (v. notícia com fotos).

Bombeiros e Brigada Militar têm instrução do Governador para aplicar normas de segurança com rigor.
Fotos: ASCOM (1, 3) e Fica Aí (2)

7 comentários:

Anônimo disse...

Tudo muito bem, tudo certo. Só acho que deveriam interditar os bares noturnos antes do horário de inicio das atividades. E, uma sugestão. Façam como o Zé Lanches na Bento Martins que, foi interditado 4 vezes, por BM, Vigilancia etc, e, rasga tudo e continua a festa. Não tem o Zé Lanches o alvará de bombeiros , então não é fiscalizado. Outra sugestão é contrata-lo como gerente e aí voce trabalha comodamente, pois, ele alega ter muita força.Paulo Silva.

Francisco Antônio Vidal disse...

Paulo, não entendi a última sugestão. Contratar o Zé Lanches (da Bento Gonçalves?) como gerente municipal? Ele ajudaria a cumprir as normas?
Como seria rasgar o regulamento e seguir a festa?

Anônimo disse...

é bom sempre postar os créditos das fotos! está foto é de Rafa Marin!

Francisco Antônio Vidal disse...

Os créditos estão citados acima, antes do pós-data, como da ASCOM, que assume a autoria legal, pois é quem decide quais fotos serão tomadas.

Quando são fotos autorais, com sentido artístico, faço questão de citar os fotógrafos.

A do prefeito é de Eduardo Beleske e a dos bares é de Rafa Marin. Quem entra nos links pode verificar.

Anônimo disse...

A sugestão do Zé Lanches ( com bar que abre e vende ¨bauru¨ nas noites na R.Bento Martins)é porque ele não cumpre as normas e, ninguém faz absolutamente nada contra ele. É porque ele é acima da lei e rasga quantos papéis de interdição lhe colocarem em sua porta, e porisso sugeri sua contratação por clubes, bares e interessados. E, também porque, quem não tem alvará, não é fiscalizado.Paulo Silva

Francisco Antônio Vidal disse...

Sobre o Zé Lanches, posso fazer uma postagem, se houver mais detalhes e alguma foto.
Se o cara é infrator contumaz, pegaria mal colocar como gerente, mas vale a ideia como medida de desespero. O problema é que seja um foco de patologias sociais como drogas e delitos.
Os vizinhos organizados podem fazer algo ante a Justiça, pois a polícia e prefeitura o que farão será só controlar alvarás. O bar conhecido como da Cadela Preta (Teles com Gonçalves Chaves) fechou após um longo processo judicial, hoje é uma farmácia. Se a comunidade não reclama na Justiça (não só na Prefeitura), o empresário diz tranquilamente que não causa problemas "pois ninguém reclama".

Anônimo disse...

O problema é o de ser ou não. O Bar da Cadela Preta foi fechado...será ? Ou fechou. No caso, o Zé Lanches foi na Princesa Isabel. foi também lá, interditado 3, 4 vezes e foi pro judiciario e mudou-se para a Bento Martins, onde, ...trabalha do ¨Posto Bubi até a esquina da Lobo da Costa ¨, fechado, ( portinha ao lado )e, foi interdidato e reabriu e onde tem muitas coisitas no ar. Ontem, sabado a noite, foi um horror. deu de tudo, volta de 1 hora da manhã deste domingo. E, cade os bombeiros e a fiscalização. E a ¨venda¨no Posto Bubi ? Sinceramente . Paulo.