sexta-feira, 29 de março de 2013

Dia do Romualdo, 99 anos dos causos


Nesta segunda (1), o Instituto João Simões Lopes Neto promove a 4ª edição do Dia do Romualdo. A celebração do livro "Casos do Romualdo" se inspirou no popular Dia da Mentira, o 1º de abril, pois as histórias relatadas têm muito de fantástico. Em 2012, a festa foi no Parque da Baronesa, com mateada e leitura dos contos. Este ano as lorotas terão uma apresentação teatral no centro da cidade e divulgação radial.
Para ouvir um pouco das histórias do Romualdo, basta sintonizar as rádios Federal FM 107,9 e RádioCom 104,9. Trechos do conto "Três Cobras" serão inseridos na programação ao longo do dia. A partir das 16h, a Cia. Cem Caras de Teatro (do IF-Sul) interpretará o conto “A Figueira” em frente ao Café Aquários.
Mário Mattos leu as histórias na 3ª edição, na Baronesa
Os Casos do Romualdo foram por primeira vez publicados em 1914, em forma de folhetim (por capítulos), no jornal pelotense Correio Mercantil (1875-1915). Somente em 1952 vieram a ser reunidos num livro.

Portanto, o 5º Dia da Mentira, em 2014, celebrará o centenário da estreia dos contos.

Nos causos, o personagem Romualdo relata detalhadas histórias que causam risos e incredulidade no leitor: papagaio rezando missa, figueira que dá laranjas e figos...

Nesta criação, Simões se inspirou na pessoa de Romualdo de Abreu e Silva, engenheiro que viveu em Pelotas na época e tinha o costume de contar histórias muito imaginativas. O escritor pelotense costumava dar roupagem ficcional a episódios da história gaúcha, como em "Duelo de Farrapos". O João Cardoso foi também um personagem real que originou outro conto. Romualdo, entretanto, foi tomado como licença à fantasia, ao humor e aos delírios.
Fotos: IJSLN

Nenhum comentário: