quarta-feira, 6 de março de 2013

Hermes Aquino estudou no Conservatório

O primeiro LP foi em 1977.
Hermes Aquino nasceu em 1949 em Rio Grande, mas cresceu em Porto Alegre. Sua carreira musical transcorreu na Capital, desde a adolescência.

O que poucos sabem é que ele morou em Pelotas quando criança, e aos 5 anos teve aulas de piano no Conservatório, na idade em que os grandes músicos começam a ser formados. O menino já era um talento notório e seu professor foi ninguém menos que Milton de Lemos, em 1954, último ano em que ele lecionou, antes de aposentar-se. A fonte desta informação é a presidente do Grêmio de Alunos do Conservatório no período 1953-1954, Ignez Vidal.

Hermes Aquino terminou o Ginásio no Colégio Estadual Inácio Montanha, em Porto Alegre, onde em 1963 formou grupo musical com os colegas Sérgio Reis, Brasil, Gilberto Moreira e Jorge Antônio, segundo informação deste último em 2008 (v. orkut).

Nos anos 60 se fez conhecido regionalmente, com "Machu Pichu", de inspiração latino-americana. Sua criatividade não tinha limites, com influências interculturais, e forte predileção pelos Beatles. A fama nacional veio com novelas da Globo (seis, diz ele na entrevista com Lerina, mas não lembra quais).

Aqui vão os nomes, para refrescar a memória (ouça as músicas aqui):
  • O Casarão (1976), com a famosa "Nuvem Passageira", um fado em ritmo e arranjo, que influiu a produção seguinte;
  • Locomotivas (1977), com "Desencontro de Primavera", musicalmente igual à anterior;
  • Te Contei? (1978), com "Longas Conversas", um canto melancólico tipo Roberto Carlos;
  • A Sucessora (1978), com "Santa Maria", de conteúdo religioso (v. letra abaixo);
  • Pecado Rasgado (1978), com "Senhorita", uma declaração amorosa;
  • Marron Glacé (1979), com "Chuva de Verão", composta por Fernando Lobo.
Mesmo com o sucesso, Hermes ficou sem gravadora e seguiu caminho na criação de jingles, radicado em Porto Alegre. Veja um resumo da história de Hermes no blogue Sanduíche Musical, outro no Por Onde Canta e o acompanhamento detalhado no Blog do Emílio Pacheco, jornalista e pesquisador em música popular.

Roger Lerina entrevista Léo Henkin e Hermes Aquino (D), janeiro de 2012
Em dezembro de 2011, ele se propôs reaparecer mais seguido, com apoio de amigos, mas só fez uma apresentação no Bar Ocidente e outra no Santander Cultural em janeiro de 2012 (leia A volta de Hermes Aquino). Na mesma época, criou um sítio para postar suas músicas inéditas (Hermex Radio).

A inspirada letra de 1978 fala hoje de modo emotivo à cidade de Santa Maria, invocando a mãe de Jesus (ouça aqui). Temos aqui um gênio musical (poderia dizer-se, um Paul McCartney gaúcho), vivo entre nós e sem maior divulgação.

Santa Maria da Boca do Monte
que é teu altar,
leva contigo o meu horizonte,
me faz cantar.

Todos os dias teu corpo celeste
vem proteger
os seres humanos, senhores dos planos,
que vivem no mundo a sofrer.

Santa Maria, mistério e milagre,
ofertas na beira do mar.
Santa Maria, teu filho é meu guia,
me ensina o caminho de amar.
Imagens da web

Nenhum comentário: