sábado, 16 de março de 2013

UCPel pesquisa sobre qualidade psicológica de vida

Os psicólogos Karen Jansen e Luciano Dias de Mattos Souza apresentaram dados da pesquisa sobre depressão e qualidade de vida de jovens, que eles vêm realizando há anos no Laboratório de Saúde Mental da Universidade Católica de Pelotas. A exposição foi feita na Aula Inaugural do curso de Psicologia, nesta quarta (13), no auditório do Campus I (v. notícia do portal da UCPel).

Hoje doutores em sua área, Karen e Luciano obtiveram licenciatura e mestrado na Católica de Pelotas e atualmente são professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento.

Conforme Karen, o objetivo do encontro com os estudantes foi aproximá-los do Programa de Pós-Graduação, que tem os níveis de mestrado e doutorado. Luciano destacou a importância da pesquisa nos projetos de saúde que atendem a população e a contribuição dos alunos na formação do conhecimento.

Dra. Karen Jansen
Estes estudos geram publicações em revistas nacionais e internacionais (leia um dos recentes artigos). Karen ainda explicou à reportagem da UCPel que esta ampla pesquisa suscitou outras demandas e novos projetos vinculados com o Serviço de Psicologia (leia outro artigo dos mesmos autores). Daí a importância de que mais psicólogos participem nesse trabalho de equipe, em benefício da população e do avanço científico.

O mestrado em Saúde Mental foi o primeiro da Universidade Católica, fundado em 1995 por professores do Curso de Psicologia, e dele derivou em 1999 o mestrado em Saúde e Comportamento. Na época, todo o projeto foi reformulado, buscando integrar diversas áreas da saúde, aumentando a procura por parte de médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos. No início, psiquiatras e psicólogos eram uns dois terços dos que buscavam o curso; hoje são a outra porção: cerca de um terço.
Fotos: UCPel

Nenhum comentário: