terça-feira, 14 de maio de 2013

Banda Mídia


O encanto de Simone Passos e os criativos arranjos da Banda Mídia se uniram a um cancioneiro intimista, adequando-se com carinho ao Salão Nobre da Biblioteca e com a alegria de estar abrindo o Sete ao Entardecer deste ano. A agrupação vem abrindo-se à sensibilidade de públicos mais maduros e em menor número, como se viu em 2012 (v. nota Simone Passos ao piano).

O bom resultado confirma que é possível adaptar o repertório de uma banda de acordo ao local e ao público. Neste caso, o quinteto se ajustou muito bem, com harmonia interna e em relação ao ambiente. Eles são: Simone (voz solista), Mateus Cardozo (teclados), Di Fonseca (bateria), Giordani Marias (baixo) e Diego Schneider (guitarra).

Inicialmente, os grupos selecionados iriam tocar ao ar livre no Laranjal, no verão passado, mas foi preciso suspender os shows, e a SECULT optou por reagendá-los ao longo do ano. Metade dos artistas tocará na Biblioteca (espaço de tamanho semelhante à Fábrica Cultural, mas bem mais solene) e metade em bairros periféricos (ginásios, escolas, clubes). Novos segmentos de público ouvirão a música ao entardecer, ampliando o alcance deste projeto municipal, que nasceu há uns vinte anos com Gilberto Strauch - como "Música ao Entardecer" - e foi retomado em 2005, da mão do maestro Sérgio Sisto.

Na abertura da temporada 2013, a formalidade do ambiente, a rica acústica e a presença da dupla governante Eduardo e Paula podem ter deixado cantora e instrumentistas levemente mais emocionados do que de costume, mas a graça expressiva e a capacidade de improviso da Banda Mídia cativaram o público, crescentemente, ao longo do breve espetáculo. As virtudes da vocalista também contribuíram a essa conquista: a bela afinação, o correto fraseio, o amplo sorriso e uma qualidade timbrística tão amável que deixa a sensação de se estar ouvindo uma das grandes vozes da música popular brasileira.


Fotos: E. Beleske (ASCOM)

Nenhum comentário: