quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ateliê Cinarte traz vida e otimismo


Em junho de 2013, o Atelier de Pintura Cinarte, da professora Cinara Maria Oliveira Costa, apresentou parte de sua produção recente, trazendo ao Corredor Arte do Hospital Escola uma dose de vida e otimismo. Pinturas em acrílica e óleo sobre tela, a maioria representava flores, casarios e figuras humanas. As obras foram produzidas por Cinara Costa e cinco alunas: Sandra Domingues, Teresinha Gularte de Farias, Urânia Plá, Odete Pinto Caldeira e Vera Freitas.

Já fazem 17 anos que Cinara abriu o ateliê, após toda uma vida como professora escolar e como aprendiz de artista. Hoje ela é amiga e colega de suas alunas (v. post de 2011 neste blogue).

Uma natureza-morta sobre maçãs (acima) exercia uma forte atração aos passantes, por múltiplos fatores: o verde e o vermelho despertando lembranças do Paraíso, as formas arredondadas lembrando a sensualidade de tentações como a de Branca de Neve e, segundo a fome do espectador, uma das frutas cortada pela metade podia suscitar água na boca.

Outro estudo mostrava mulheres negras, jovens mães e trabalhadoras (dir.), num clima tropical como o do Brasil mas sem a realidade circundante. Além de evocar traços do artista Carybé (v. artigo sobre o pintor), a ideia parecia ser mais antropológica, e dentro do hospital associar-se ao dom da vida e da maternidade.
Imagens: Corredor Arte

Nenhum comentário: