quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cursos de Desenho e Quadrinhos com Sandro Andrade

Jovens e adultos aperfeiçoam técnicas de desenho, roteiro e criação de personagens.
A escola de desenho ZIGZAG Quadrinhos foi idealizada pelo professor Sandro da Silva Andrade, bacharel em Artes Visuais pela UFPel e formado pela Impacto Quadrinhos, de São Paulo. Começou a funcionar em março passado, com 3 cursos: Quadrinhos, Mangá e Fundamentos de Desenho, cada um com 5 meses de duração, em duas aulas por semana.

Sandro da Silva Andrade
Sandro abriu-me as portas de sua aula nesta quarta (3) às 18h, permitindo conhecer seu método de trabalho. Como alunos nesta turma de Quadrinhos encontravam-se Fábio Braga – autor do personagem Seu Bigode e chargista do jornal Tradição – e os jovens Frederico, Maiquel e Pedro Olavo (foto acima), que também desenvolvem personagens próprios, em traços japoneses.

O professor abre inscrições para novas turmas que começarão na quinta 1 de agosto. Esta segunda (1-7), ele promoveu no Espaço de Arte Daniel Bellora uma Leitura Coletiva de Histórias em Quadrinhos, com trilha sonora original para o evento, atividade que se inseriu na Semana de Pelotas.

Na aula de ontem, Sandro explicou que a maioria dos super-heróis modernos foram criados nos Estados Unidos, com uma concepção de defesa da ordem estabelecida, o que não dá muito certo no Brasil, onde surge a valorização de anti-heróis (perdedores) e de vilões heroicos (vingadores).

Professor dá aula grupal e atende alunos um a um.
Em Cuba, conta o professor, o mangá foi reaproveitado como linguagem para transmissão de mensagens sociais e políticas. No Brasil, no entanto, recém despontam as criações inspiradas em nossa realidade, e esta originalidade é o que o mesmo professor apoia e tenta desenvolver em seus alunos.

O Espaço de Arte Daniel Bellora funciona há um ano num casarão centenário, na rua Três de Maio, 1005. Foi fundado pela advogada e fotógrafa Tânia Bellora para sediar exposições, cursos, oficinas, palestras e reuniões culturais. Conta com uma galeria, um bazar, um miniauditório, uma cafeteria e salas de aula (informações 3303 0675). Vale a pena conferir as exposições e a beleza interna da casa, aberta das 15 às 20h, de segunda a sexta. Veja neste blogue a nota Cristais ressignificados, sobre o trabalho artístico de Tânia Bellora.

Mostra do trabalho em quadrinhos de Sandro Andrade
Fotos: F. A. Vidal

Nenhum comentário: