domingo, 21 de julho de 2013

Psicanalista José Outeiral, 65 anos

O psiquiatra e psicanalista José Ottoni Outeiral morreu neste sábado (20-7) em Porto Alegre, após três anos de luta contra um câncer pulmonar. Aos 65 anos, ele precisou de uma cirurgia por uma intercorrência intestinal e não pôde superar as complicações pós-operatórias. A notícia foi dada no mesmo dia pelo portal de notícias G1, e domingo pelo jornal ZH (v. matéria).

Outeiral no Café Filosófico, em 2008
Estudioso de Winnicott, Outeiral escreveu Adolescer, livro que originou uma peça de teatro que está em cartaz há 11 anos e já teve 500 mil espectadores, em Porto Alegre (veja o sítio da peça Adolescer). No sítio de José Outeiral são citados 25 livros em que ele participou e podem ser baixados 102 textos do psiquiatra.

Outeiral seguiu sua formação no Instituto de Psicanálise de Pelotas, mesmo residindo em Porto Alegre. Aqui concluiu a formação, e continuou frequentando a Sociedade Psicanalítica de Pelotas, da qual foi membro e analista didata. Não deixava de vir a Pelotas para lançar seus livros e palestrar cada vez que o convidassem, assim como pelo resto do Brasil.

Em maio de 2013, o Caderno Vida de ZH iniciou uma nova fase com 8 colunistas tratando de dois temas principais: "Minha Vida" e "Nossos Filhos" (v. detalhes). Outeiral foi o estreante deste último, e chegou a publicar o artigo A importância de dizer "não".

Em novembro de 2008 ele participou numa edição do "Café Filosófico" sobre o tema "família contemporânea" (confira vídeo do programa e artigo do palestrante). Veja, abaixo, a primeira parte do programa Conexão Futura em que Outeiral foi entrevistado no Rio de Janeiro, em 2011 (na 2ª parte do programa, perguntas ao vivo do público).


Imagem: Flickr CPFL Cultura

POST DATA
25-7-13

  • Foi anunciado para hoje (25) um minuto de silêncio em homenagem a José Outeiral na abertura da 3ª Conferência Internacional de Psicanálise, em Fortaleza (CE).
  • Sábado (26) haverá oração por ele em duas missas: na Igreja do Perpétuo Socorro, em Brasília, e na Igreja das Irmãs Missionárias, em Fortaleza (em ambos casos, às 19h).
  • Domingo (27), missa às 18h30 na Igreja da Ressurreição, em Porto Alegre (Colégio Anchieta).
  • Em agosto (sábado 17), filme "Milongas" seguido de debate sobre memória e sobre o encontro com o dr. Outeiral (Rua Japuanga 235, São Paulo).

Um comentário:

gestaonline disse...

Tanta gente ruim assolando o planeta e morre um mestre desses. Não compreendo, muitas vezes, esse negócio de destino.