terça-feira, 24 de setembro de 2013

Múltiplos olhares no cotidiano do hospital


O Corredor Arte é um projeto de humanização da saúde que existe no Hospital Escola da UFPel desde 18 de setembro de 2000. Há 13 anos, uma galeria de arte na entrada do estabelecimento serve para diluir o o velho preconceito de que os hospitais só lembram sofrimento, medo e de tristeza.

A cada três semanas, uma nova exposição é colocada no Corredor Arte, emprestando movimento e vida ao hospital. Cada quadro, colagem, escultura ou fotografia estimula o visitante (seja funcionário, doente ou familiar) a fazer uma pausa e conectar-se consigo mesmo, talvez pensar na superação dos momentos difíceis e até acreditar que é possível sentir otimismo e alegria.

Aqui as cores e a estéticas querem mostrar que os tratamentos, os exames e as operações levam à saúde e à vida, tudo o qual ajuda decisivamente na cura e no trabalho médico.

Para comemorar mais um aniversário do Corredor Arte, o Grupo de Humanização convidou os funcionários para mostrarem por fotografias um pouco do cotidiano do hospital. Como resultado, constituiu-se uma exposição de 34 imagens, que foram enviadas por 11 funcionários. A mostra denomina-se: "Múltiplos olhares: cotidianos do Hospital Escola".

Essas fotos mostram cenas comuns em hospitais, como uma gestante esperando a hora do parto, o cuidado e o carinho que os funcionários têm com os pacientes, bebês recém-nascidos, uma mãe amamentando gêmeos, entre outras imagens que destacam não a doença mas a esperança de saúde, não o medo de sofrer mas a integridade da alma.

Expõem trabalhos: Ana Brod, Andressa Almeida, Artur Leão, Helena Schwonke, Henrique Arrieira, Isis Borges, Luciana Santos, Marisângela Farias, Méri Cabaldi, Silvana Bandeira e Vera Levien. Até 7 de outubro, na Professor Araújo 538.


Fotos: A. Leão (1), H. Schwonke (2-3)

Nenhum comentário: