quarta-feira, 30 de outubro de 2013

4 livros em lançamento


Como costuma ocorrer com o início da primavera, a Feira do Livro traz novas obras e novos autores à praça da literatura local. Em 2013, no entanto, um desacordo entre os organizadores quanto ao local da Feira exigiu um replanejamento de atividades, na última hora. O evento se realizará, a partir desta quinta (31-10), no Mercado Central recém reformado, que será ocupado pelos livreiros durante duas semanas.

A improvisação não está impedindo os lançamentos de livros, mas parece ter tirado o ritmo à divulgação, ainda não atualizada no Facebook nem no blogue do evento. As informações estão fluindo pelo portal da Prefeitura, cujas matérias são reproduzidas pela imprensa e alguns blogues.

Por outro lado, nem todos os títulos serão lançados na Feira, diluindo levemente a força e a unidade do tradicional evento. Mesmo faltando ainda a informação oficial sobre as sessões de autógrafos, vejam algumas obras que aparecerão nos próximos dias. Destaco aqui 4 autores: o único pelotense é a estreante (mulher), que já é sucesso de vendas no Brasil. O texto de todos eles é em prosa, mas seu conteúdo se encontra próximo da poesia, essa arte de traduzir em palavras a criatividade da vida.


Quarta 30 de outubro
"O livro dos dias", de Márcio Ezequiel, não é uma agenda.
19h30, Shopping Pelotas

Márcio Ezequiel apresenta sua nova obra: Agenda, o livro dos dias, crônicas sobre efemérides nacionais e internacionais. Tomando o formato visual de uma agenda e com o pretexto dos significados das datas comemorativas, o escritor aborda temas polêmicos como racismo, ateísmo e homofobia, sem perder o seu estilo leve e irônico.

Historiador de formação, o autor havia enveredado pela narração de contos e minicontos, essas pequenas histórias de ficção, supostamente distantes da realidade objetiva. Com este livro (e com o próximo que lançará na semana seguinte), ele se define mais claramente como um cronista de nosso tempo e de nosso lugar, confirmando sua vocação para a História.

Márcio ainda provoca o leitor com elementos de subjetividade, sugerindo com exemplos autobiográficos que nossa vida é que passa voando, como as páginas de um livro. Na Feira do Livro, ele autografará novo livro na sexta 8 de novembro e a Agenda dia 10.


Quinta 31 de outubro
16h, Shopping Pelotas

Tristão Alencar Pereira Oleiro lança sua terceira coletânea de crônicas: "Imagens do Cotidiano". Natural de Valparaíso, cidade paulista, o escritor radicou-se em Pelotas e hoje é considerado um autor gaúcho (v. minibiografia). A sessão de autógrafos será na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas.


Sexta 1 de novembro
18h, Mercado Central

Mel Fronckowiak autografa em Pelotas seu primeiro livro: “Inclassificável – Memórias da Estrada”, da Rubra Editora, crônicas de suas experiências como atriz, cantora, poetisa e ídolo juvenil a partir da novela Rebelde (v. nota do site RG).

Melanie começou estudando Jornalismo, passou à modelagem e logo ao acelerado mundo da TV (v. postagem De modelo a ídolo). O livro teve pré-venda pela internet e foi lançado no Rio de Janeiro em agosto passado. Desde então, a moça pelotense vem numa turnê pelo país, com sucesso de vendas devido a sua fama e ao milhão de seguidores no Twitter.

Associada por sua imagem à beleza e à rebeldia adolescente, Melanie aposta agora em seu talento com as palavras, mostrando como uma pessoa pode se reinventar ao longo da vida e parecer "inclassificável", única e original como a poesia.


Sábado 2 de novembro
18h, Mercado Central

O fotógrafo jornalístico Nauro Machado Júnior apresenta seu primeiro livro de fotografias: "Pelotas em imagens", da Satolep Press (v. resenha no Diário Popular). Ele e a esposa Gabriela Mazza criaram esta marca editorial para divulgar autores locais, a partir do sucesso do seu primeiro livro solo (sem fotografias), "Náufrago de um mar doce".

Agora, Nauro homenageia a Pelotas que o acolheu e o apaixonou, de modo explícito, com a arte que o caracteriza há vinte anos. Cerca de 300 fotos cheias de belas cores, harmônicas composições e inesperados ângulos, obra que equivale a uma grande declaração de amor a esta cidade. "Pelotas pela janela" é o título de uma seleção de fotos deste livro, que ficará em exposição no Mercado durante a Feira do Livro.


Imagens: Facebook e Banda Rebeldes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindíssimas imagens, verdadeira declaração de amor a Pelotas. Nauro é um dos muitos talentos que mostram ao país a vocação cultural desta região.
Quando nos organizarmos e promovermos com competência a produção na área das artes, todas elas, de Pelotas, seremos um point do turismo cultural na América Latina. A Europa tem, na cultura, na tradição, seu faturamento maior. É seu motor econômico.
Parabéns, Nauro. Mais uma vez, nos presenteias com excelente tomo. E o que dizer da "Marca Diabo? Amei.
Delicioso! Os patrícios, como queria Simões, estão sorrindo.
Prof.ª Loiva Hartmann

Anônimo disse...

Mel Fronckowiak surpreende neste livro poético, e sai do lugar de atriz e cantora para descoberta de seu talento como escritora. Quando estudante de Jornalismo aqui em Pelotas, várias vezes publicou artigos no Diário Popular. A sessão de autógrafos vai bombar, como tem sido em todo o país... Livrarias lotadas e livros esgotados.

Anônimo disse...

Gente, "Inclassificável" está prestes a se tornar um best seller!!! Nos primeiros lugares em todos os ranking's de venda de livros do país!!