quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Comprando shoppings

Shopping Pátio Paulista tem até teatro e biblioteca. Não é dos maiores de S. Paulo (v. descrição no site).
Ex_trans _gei _rismos

Cultura do prazer particular
LÁ ... NO PONTO DISTANTE/ESTRANGEIRO

Na vitrine, trajes vendidos;
dentro deles, pessoas compradas
Coisas importadas ao falar

Estacionar onde já foi cinema
Escutar/acordar/cheirar
Lá ... Onde gritam que o silêncio impera

Nossas palavras nos faltam
Comunicação ecossistemática/OFENSA
Estágio/escolha/apoteose

Hipotéticos/metafóricos

Extravasar ... usando/comprando marcas

Vazão cultural em outra língua
Explico que são três de nós
Explicas como se navega ...
Linguagem marítima/solidão/transbordante

De nós náuticos
De nós náufragos

Estética/mágica ... centros de compras
Psicologia das recompensas

Os shoppings têm a mesma aparência, mas diferentes almas, conforme quem sejam as pessoas envolvidas.

Livraria no Shopping Pelotas, espaço para o pensamento
A estrutura das compras cercando-nos em língua importada. Espaço planejado. Etiquetas. Padronização. Higienização: seja ela humana; ou dos valores humanos.

O fácil movimento por entre corredores que simulam ruas e suas lojas ostentadas/ostentatórias. Luxo. Riqueza e glória. O melhor traje traduz quem o veste e serve para informar quem vê sobre quem passa. E corredores apinhados de passantes, afoitos por serem notados, em seus estresses particulares/consumistas. Tudo pista de contramão.

Centros de compras ou “Shopping Centers” mostram/revelam o desenvolvimento de uma região/local/espaço. Refletir os modismos à moda dos grandes centros. E esses que se reinventem; pois, a cultura local se infiltra e ramifica nas estruturas importadas/soltas/arregimentadas, criando uma paisagem urbano/humana/social inconfundíveis.

A estrutura de um shopping em Pelotas não é diferente de um Shopping em São Paulo. O que muda são as coordenadas geográficas e as pessoas envolvidas no processo de compras. Este é o diferencial.

ANASTTACIO N.
correspondente (SP)
Limpeza, brilho, silêncio, educação, segurança - tudo o que falta na cidade está no shopping.
O menos visível é como a cultura pelotense se infiltra nesse padrão e faz o Shopping Pelotas.
Fotos: N. Anasttacio (1-3), F.A. Vidal (4-5)

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Nathanael: muito boas as obsevações. Mas, o shopping de Pelotas ainda está "formando" sua clientela.
Eu mesma não o conheço ainda. Nem vejo motivos para ir até, por enquanto. Prefiro nossa tradicional Biblioteca, observar o restauro do 7 de Abril, os Casarões, tudo está ficando fantástico.
Nesta 41ª Feira do Livro, é emocionante ver o livro levando o cidadão de volta ao nosso belíssimo Mercado Público. Isso é magia!
Então, há coisas muito, muito mais importantes do que um shopping. É claro que, em alguns momentos irei fazer compras e curtir um cinema, uma livraria. Mas, Pelotas tem mais, muito mais a ser visto e degustado!
Meu abraço, prof.ª Loiva Hartmann

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Caríssimo Nathanael, fui a minha querida Pelotas para conhecer o tão esperado shopping, mas infelizmente tal espaço ficou muito aquém das expectativas. O povo pelotense merecia uma coisa melhor. Infelizmente fui informado que não haverá um segundo andar, nem mesmo um estacionamento coberto como são os shoppings de Porto Alegre ou Canoas, onde moro. Dois dias após conhecer o shopping de Pelotas fui a Rio Grande e lá estão construindo dois Shoppings. O 5R Shopping Center, será inaugurado em 25 de março próximo, o Parque Shopping Rio Grande está com a terraplenagem já quase concluída em uma área de mais de 130 mil metros e finalmente o Complexo Rheingantz, que será revitalizado e servirá como um terceiro shopping. É decepcionante o conservadorismo dos empresário pelotenses, que puxam as coisas para baixo. São pessimistas, derrotistas e não tem os olhos no futuro. Infelizmente.
Um fraterno abraço.
Prof. Pedro Teixeira