sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dekorart no Corredor

Imagens de uma Pelotas antiga filtradas pelo olhar "pop art" de Cláudio Soares
Até o dia 18 de novembro estão em exposição no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel trabalhos de alunos e professores de pintura do Atelier Dekorart, estabelecido há 15 anos em Pelotas com cursos de pintura em tela e madeira e distribuição de materiais para pintura artística.

Releitura de Bouguereau, por Giovana Mendonça 
A mostra é um conjunto de 14 obras em óleo ou acrílica sobre tela com temáticas diversas, mas tendo em comum cores vibrantes e técnica apurada.

Flores, paisagens, abstratos, figuras humanas levam a cada observador uma significação diferente. Neste espaço, os pacientes e seus acompanhantes têm a oportunidade de buscar o conforto, a compreensão ou simplesmente a distração, diante desse momento difícil que é a internação hospitalar.

Segundo informam os professores do ateliê, os alunos também se valem da pintura como lazer e como terapia. Hoje em dia, a arte expressiva é um necessário "remédio" contra o stress, útil para aliviar a pressão do dia-a-dia e recuperar o bem-estar.

De acordo com a organização do Corredor Arte, estão atraindo a atenção do público os trabalhos de Cláudio Soares em pop art (v. imagem superior) e uma releitura do quadro de 1880 "Vênus defendendo-se de Eros" (v. quadro original), do pintor francês William-Adolphe Bouguereau, elaborada por Giovana Mendonça (dir.).

Detalhe de "Rosas"
Merecem atenção também a "Constelação", acrílica sobre tela de Cláudio Soares, por sua sugestão em preto e branco de luzes e movimentos no fundo escuro do céu noturno, e as "Rosas" de Loiva Krüger (abaixo), que atraem por seu jogo de sombras sobre cores e pela transparência das minúsculas gotas d'água (esq.).

Estão expondo os professores Cláudio Soares e Giovana Mendonça e os alunos Beatriz Borges, Fabiana Mendonça, Ivanir Póvoa, Loiva Krüger, Mariângela Bettin, Marlise Campos, Neusa Jaekel e Zara Drago.

"Rosas", óleo sobre tela de Loiva Krüger
Texto e imagens: Completa Comunicação

Nenhum comentário: