terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Carla faz mágica em dois festivais (na mesma semana)

Na semana passada (de 21 a 25 de janeiro de 2014) realizou-se na cidade chilena de San Pedro de la Paz o 2º Concurso Internacional de Ópera Laguna Mágica. A localidade tem uns 120 mil habitantes, é vizinha a Concepción e vem apostando no turismo cultural, junto a sua geografia lacustre, que brilha especialmente no verão.

Carla Domingues sábado (25-1), 2º lugar
no 2º Concurso de Ópera Laguna Mágica
Segundo o sítio do evento, 5 dos 29 concorrentes passaram à final: Rodrigo Quinteros (1º Prêmio), Yaritza Véliz (3º Prêmio), Leonardo Navarro (Prêmio do Público) e Luis Loaiza, chilenos, e a brasileira Carla Domingues Batista (2º Prêmio). Também houve bons participantes peruanos e argentinos.

Na final do concurso, sábado (25), atuou a orquestra "Laguna Mágica", dirigida pelo chileno Victor Hugo Toro, que é maestro titular da Sinfônica Municipal de Campinas (SP). O público chegou a umas 8 mil pessoas. Cada verão, o Chile se enche de eventos artísticos, a maioria ao sul de Santiago, e alguns deles oferecem música erudita.

Em Pelotas, transcorria no mesmo período (19-31 de janeiro) o 4º Festival Internacional SESC de Música, que não é um concurso mas uma escola de verão para aperfeiçoamento técnico em diversas áreas vocais e instrumentais. A mesma Carla Domingues representou o papel da Rainha da Noite, terça (21), quando da apresentação de versão breve de "A Flauta Mágica", de Mozart, no Teatro Guarani. Veja a agenda da cantora gaúcha no sítio Carla Domingues.

Poderíamos dizer que Carla fez também alguma mágica, pois, 24 horas depois da "Flauta", estava participando do recital preliminar do concurso chileno; dia 23 passou à semifinal e dia 25 à final. No concurso, Carla também apresentou "Qui la voce sua soave... Vien diletto...", da ópera I Puritani, de Bellini (vídeo aqui).

A gravação abaixo, postada esta noite (27), é o único registro disponível sobre esta pequena façanha de nossa soprano. Veja notícia que destacou Carla em dezembro passado em Campinas.


Foto: Flickr Sinfomano

POST DATA
7-2-14
Foi publicado ontem (6) o vídeo da outra atuação de Carla no festival chileno, e atualizado o post hoje.

2 comentários:

Mouroblog disse...

Por meio de pessoas especiais Pelotas brilha.

Francisco Antônio Vidal disse...

Pelo brilho de Pelotas e de pessoas especiais, o mundo e a vida brilham ainda mais.