segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Flores, vilarejos e meninas no Corredor

As meninas de Alice Bender saíram da geometria para a descontração.

Em dezembro de 2013, Elenise Cassal de Lamare, Graça Antunes e Alice Bender apresentaram seus mais novos trabalhos no Hospital Escola UFFel. As artistas do MAPP – Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas – trouxeram respectivamente “Colorido em flores”, “Vilarejos” e “As meninas de Alice”, mostras produzidas especialmente para esta ocasião no Corredor Arte.

Detalhe de flores de Elenise
Elenise se declara apaixonada por arte desde criança, quando trocou as bonecas por argila, tinta e lápis. Em sua produção, ela costuma variar em temas, materiais, dimensões e técnicas, escolhendo desta vez as flores, expressamente para alegrar o ambiente hospitalar.

Graça Antunes se jogou na emoção de dar vida à produção dos Vilarejos, um conjunto de imagens que falam de pessoas, de seus lares, sua vida em comum e em comunidade, de maneira lúdica, simples e despretensiosa na técnica e conteúdo.

Alice Bender, de uma fase geometrizada, quase cubista, partiu para o gestual, a descontração, o momento, sentimento. Do rígido, para o maleável, de uma forma breve, sem muito pensar. Nessas obras a artista sentiu a necessidade da expressão mais simples e genuína, em busca da própria essência.

Aqui no blogue as três já foram citadas e seguiremos vendo parte de sua produção. Clique para ver os posts que se referem a Graça Antunes, os que citam Elenise de Lamare e os que mencionam Alice Bender. Muitos outros virão.

Sabe-se que no espaço de tratamento médico é comum os pacientes e familiares sentirem emoções como o medo e a ansiedade, e a arte pode ter o papel de amenizá-las. O Projeto Corredor Arte busca humanizar o ambiente hospitalar e popularizar as artes plásticas. O espaço promove uma interação entre a arte e o público, formando novos interessados e multiplicadores.

Detalhe de um gracioso vilarejo de Graça Antunes
Fotos e texto: Corredor Arte

Nenhum comentário: