quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Nauro leva Pelotas ao Rio


Nauro Júnior autografa hoje (29-1) no Rio de Janeiro seu livro "Pelotas em Imagens", lançado em novembro passado na Feira do Livro pelotense. Um ano atrás, ele já havia levado uma história situada em nossa região através de seu livro "Náufrago de um mar doce".

Agora o fotógrafo gaúcho, também escritor e editor, mostra ao centro do país as belezas de nossa cidade, de um modo que nenhum pelotense até agora fez: num livro com cerca de 300 fotos coloridas, organizadas em capítulos que falam de diferentes aspectos culturais de Pelotas (esporte, religião, nacionalidades, artes, doces, arquitetura).

Além de ser uma coleção de fotografias dos últimos 20 anos, o livro tem um texto em português e em inglês (título, apresentação e identificação das imagens), o que facilita a divulgação internacional. A obra tem a aparência de uma grande reportagem e contém, ao mesmo tempo, uma apaixonada declaração de amor por Pelotas.

Um autógrafo de Nauro costuma ser um presente especial, pensado pelo coração do autor para a pessoa que quer receber a mensagem do poeta das imagens. A página da dedicatória fica totalmente ocupada com palavras e com algum desenho, tudo feito na hora. No meu exemplar ele escreveu:
Amigo Vidal
A luz do sonho ilumina nossas loucuras,
a luz da vida ilumina nosso futuro,
a luz do sol ilumina nossos dias,
a luz das fotos ilumina este devaneio chamado Pelotas em Imagens.
Obrigado por acreditar nesta utopia chamada Cultura. Nauro Júnior, 2-11-13
Empresas e entidades locais contribuíram para pagar parte dos custos, de modo que esta pequena enciclopédia visual ficasse ao custo de 70 reais.  A sessão de autógrafos no Rio de Janeiro começa às 19h, na Livraria da Travessa, rua Visconde de Pirajá 572, Ipanema.

Confira abaixo o vídeo de promoção do livro, preparado por Gustavo Vara para o lançamento em Pelotas.

Imagens: Facebook

POST DATA
29-1-14, 23:45
Com o autógrafo, cada leitor ganhou um bem-casado (v. foto de Daniel Marenco).
27-02-14, 21h
O livro ficou em boas mãos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Incompreensível que Pelotas ainda não esteja no roteiro turístico brasileiro. Temos que nos organizar rápido a fim de dar acolhida, segurança, hospedagem aos visitantes. Obras como essa do Nauro, divulgam nossas belezas ímpares.
Manter nossa cidade limpa (educação e lei/multas), confiscar os aparelhos de som dos irresponsáveis que poluem toda a região, placas em, pelo menos três línguas, zelar para que oportunistas não inflacionem os preços, são cuidados elementares. Quem viaja sabe disso e usufrui de tudo isso.
Temos tudo, vamos cuidar? Amar e divulgar?
O veículo escolhido por Nauro é perfeito. Mas os talentos, aqui na região Sul são incontáveis.
Parabéns, continue.
Meu abraço, prof.ª Loiva Hartmann