sábado, 11 de janeiro de 2014

Pedalada Cultural: doação pessoal de livros

Durante a Feira do Livro de Pelotas 2013, um grupo de ciclistas circulou por praças da cidade doando livros, numa forma de unir a leitura ao exercício, o material ao humano, a saúde física à mental. A imaginativa e amorosa ideia do Método DeRose Pelotas, batizada como Pedalada Cultural, reuniu Rotary Club, Pedal Curticeira, Pulp Mídias Sociais e Tissot Academia de Remo. A ação "Leve este Livro" realiza-se em outras cidades do Brasil, com ou sem bicicletas, e em Pelotas é realizada pelo grupo Pedal Curticeira (v. álbum de fotos).

Segundo a matéria assinada por Cássia Medronha, o grupo desafiou a ameaça de chuva naquela manhã de 9 de novembro e, saindo da Praça Coronel Pedro Osório, em frente ao Teatro Sete de Abril, percorreu uns 15 quilômetros, passando pela Praça Vinte de Setembro, o Parque Dom Antônio Zatera, o Bairro Areal e a Avenida Dom Joaquim.

 (Foto: Marcel Ávila - Especial DP)
Ciclistas doaram seus livros, como quem doa sangue, afeto e vida.
Os cerca de vinte participantes levaram exemplares deles e os distribuíram, conversando com as pessoas.

"A ideia é transmitir para o próximo o sentimento que aquele livro te proporcionou", disse Rafael Kroeff, gastrônomo e surfista. Ele levou "O Segredo", de Rhonda Byrne, e "O Poder do Agora", de Eckhart Tolle.

Em cada livro, um bilhete explicava a ação e indicava alguns benefícios da leitura: estímulo à criatividade, produção de sentimentos e desenvolvimento pessoal. Confira o artigo Como fazer uma criança pequena gostar de ler.
Texto e foto: Diário Popular

POST DATA
8-2-14
Amanhã domingo realiza-se a 2ª Pedalada de Verão, da Baronesa ao Laranjal (v. notícia). Trata-se de um exercício recreativo do sentido comunitário ao ar livre, aproveitando o verão e a topografia favorável da cidade. As parcerias são do Pedal Domingueira, Diário Popular e ECOSUL.

Nenhum comentário: