sábado, 1 de março de 2014

Artistas da AAPECAN misturam emoções


A mostra Mistura de Emoções levou ao Corredor Arte do Hospital da UFPel, em fevereiro passado, alguns dos sentimentos dos participantes da AAPECAN, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer. Em Pelotas, a entidade tem uma oficina de pintura em tela, conduzida pela professora e artista plástica Olga Halfen.

Durante o tratamento, pacientes com câncer e seus familiares seguiram a oficina de arte e expressaram emoções sentidas no dia-a-dia do enfrentamento da doença e a esperança sobre a vida. Mesmo com traços iniciantes, aprenderam a retratar a compreensão sobre o tratamento e sobre si mesmos. A assistente social da AAPECAN Pelotas, Jussara Hafele, traduz numa frase o sentimento e a expectativa dos beneficiários da instituição que participam da oficina:

– Com um pincel e mistura de tintas, aliados às emoções, se consegue criar verdadeiras obras da arte.

Integrantes da oficina de pintura da AAPECAN Pelotas
Fundada em março de 2005, a AAPECAN é uma ONG gaúcha com 14 unidades e sete casas de apoio. Na região sul do Estado (39 municípios), mais de 2 mil portadores de câncer estão cadastrados. A entidade atende o portador da doença e os familiares, com o objetivo de dar-lhes qualidade de vida durante o tratamento.

Os principais benefícios oferecidos são suplementos alimentares, cestas básicas, medicamentos, fraldas geriátricas, auxílio jurídico e psicológico, hospedagens para pacientes do interior, oficinas terapêuticas. A manutenção do trabalho é realizada por doações espontâneas, por campanhas feitas pela comunidade e pelo telemarketing.
Fonte: Completa Comunicação

Nenhum comentário: