sábado, 15 de março de 2014

Paisagens naturais e urbanas


Esta quarta-feira (19-3) às 19h o Espaço Arte Chico Madrid da Sociedade Científica Sigmund Freud inaugura a mostra de fotografias “Entre Paisagens”, do fotógrafo Alexandre Neutzling. As atividades culturais da Sociedade realizam-se nas primeiras quartas do mês e, no mesmo dia às 20h, quem estiver na abertura da exposição poderá conversar com o artista e assistir à palestra do escritor Aldyr Garcia Schlee sobre seu mais recente livro, “Contos da Vida Difícil”. O jornalista Carlos Cogoy reporteou amplamente os dois acontecimentos culturais no Diário da Manhã.

Alexandre Neutzling
As fotografias de Alexandre, como diz a mensagem de divulgação, são um convite para adentrar, através de seu olhar estético, as paisagens naturais e urbanas de Pelotas. São fotografados aspectos do centro histórico e do Laranjal, aqueles considerados como postais clássicos da cidade.

Este estar "entre paisagens" é um situar-se dentro do olhar do fotógrafo no momento em que ele esteve entre as paisagens, procurando capturar e compor um ângulo especial naquela cena. Por exemplo, numa noite ante a Casa nº 2 da Praça Coronel Pedro Osório (acima) ou numa tarde nublada diante do trapiche do Valverde (abaixo). Não são paisagens propriamente humanas, mas que propõem ao espectador que ele se situe em relação à cidade, colocando ele mesmo o ingrediente subjetivo, seja emocional ou analítico.

A coordenação cultural da Sigmund Freud está a cargo do médico e artista fotográfico Eduardo Dévens. O endereço do Espaço Chico Madrid é Rua Princesa Isabel, 280 conj. 302 (esquina Gonçalves Chaves) e a exposição permanecerá três semanas, até o dia 6 de maio, em horário comercial.

Nenhum comentário: