quarta-feira, 5 de março de 2014

Rua abandonada, moradores dinâmicos

João Jacob Bainy fica quase intransitável com a chuva, mesmo sendo ligação entre importantes avenidas.
Inusual protesto de vizinhos por buracos na Vila Silveira está movimentando a imprensa, tem página no Facebook e organizou interrupção do trânsito para esta quinta (6-3). A notícia está saindo em jornais e televisão (v. reportagem do Diário Popular Comunidade protesta por asfaltamento), como forma de chamar a atenção do poder executivo e dos vereadores em sua função fiscalizadora.

Um dos recursos publicitários usados é a criação de personagens, seja os que humanizam o problema (Dona Poeira e Senhor Buraco), seja a sátira política ao prefeito (Dudu Pescador) que supostamente já poderia tirar peixes das crateras inundadas. A campanha informal tem apoio de moradores da Vila Silveira e de pelotenses que simplesmente precisam de jipe para chegar à Francisco Caruccio.

Vizinhos ironizam com o ex-vereador.
A rua João Jacob Bainy tem uma parte asfaltada, em más condições (área residencial), e uma parte de chão batido, historicamente esburacada, tida como zona semirrural, fora dos mapas urbanos (acima). Esta via liga importantes avenidas, como a Francisco Caruccio, como opção de escoamento para a Fernando Osório, mas ainda não recebeu maior atenção do governo municipal.

Com a proximidade da instalação do grande Bairro Quartier nesta área da cidade (v. o post Bairro de primeiro mundo), é provável que este caminho semiabandonado ganhe, nos próximos anos, aspecto também de cidade progressista. Se depender da movimentação dos vizinhos, o asfalto será antes do próximo inverno.

Personagens pelotenses esperam exoneração.
Fotos: Facebook

POST DATA
7-3-14
Leia a reportagem Comunidade fecha rua João Jacob Bainy e promete novos protestos.

Nenhum comentário: