quarta-feira, 14 de maio de 2014

12ª Semana dos Museus

De 12 a 18 de maio transcorre a 12ª Semana Nacional dos Museus, megaevento cultural organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em celebração do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio (v. a postagem de 2009 Dia internacional dos museus). Em 2014, com o tema "Museus: as coleções criam conexões", participam 1.337 instituições brasileiras, promovendo 4.268 atividades nestes sete dias.

No Rio Grande do Sul, 71 municípios anunciam exposições, oficinas, palestras e recitais (v. programação). Em Pelotas, sete entidades inscreveram ações nesta Semana: o INBRAJA, o Museu da Colônia Maciel, o Museu Histórico da Biblioteca Pública e mais as seguintes instituições:

O Museu Municipal Parque da Baronesa participa da programação com a exposição “Coleções: Acervo Sacro do Museu da Baronesa” (de 14 de maio a 31 de agosto) e duas palestras (somente na quarta 14):
  • "Do culto público à devoção doméstica: considerações sobre o acervo sacro do Museu da Baronesa", com o professor mestre Jonas Klug da Silveira e 
  • "Formação de Coleções: materiais, simbólicas, espirituais", com o professor doutor Diego Lemos Ribeiro.
No Museu do Colégio Municipal Pelotense as atividades giram em torno do intercâmbio juvenil com a cidade-irmã de Pelotas no Japão:
  • palestra sobre o resgate da trajetória do Clube de Correspondência “Amigos” e seu intercâmbio com escolas da cidade de Suzu, e a relação com a doação de peças do artesanato japonês da coleção de Luiz Carlos Vinholes: terça 13, das 9h às 12h, no auditório interno;
  • exposição do acervo japonês do Clube Correspondência “Amigos”, composta por cartas, fotos, livros e trabalhos de alunos e da coleção doada por Vinholes: de 13 a 16 de maio, das 9h às 12h.
Animais empalhados do Museu de História Natural da UCPel visitam salas e corredores da Universidade.
Nesta semana, o Museu da UCPel (MUCPel) expõe parte de seu acervo em locais de grande circulação do Campus I, de segunda a sexta. Alunos, funcionários e visitantes encontrarão na Biblioteca ou no Saguão exemplares de espécies da região, como lobo marinho, cachorro do mato e ratão do banhado.

A Sala de Professores virou espaço de novas conexões.
A atividade permite que o público conheça as peças deste museu sem precisar entrar em sua sede, e veja a importância de cuidar de coleções científicas como esta.

Ao fazer-se visível fora de seu ambiente tradicional, o Museu estimula a sociedade a reflexionar sobre o lado social e educativo das coleções museológicas, cumprindo assim o objetivo da Semana Nacional dos Museus, em harmonia com outras instituições em todo o Brasil.

Por outro lado, a Universidade Federal de Pelotas organiza nestes dias uma exposição com artistas alemães no MALG, mas não a incluiu na Semana Nacional de Museus. De acordo à programação oficial, uma oficina para doceiras (13 e 14 de maio) e um recital do grupo Filhos da Véia (18 de maio, 20h) são atividades a realizar-se no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório.

O destaque da Universidade ficou com a inauguração do Memorial Anglo, mostra permanente sobre o antigo Frigorífico Anglo, prédio que atualmente sedia a reitoria e alguns cursos. No terceiro andar foi montada uma exposição que recolhe imagens e lembranças da empresa que por cinquenta anos empregou pelotenses. A Escola Louis Braille disponibilizou recursos manuais e auditivos para uso de deficientes visuais (v. notícia e vídeo do Diário Popular).


Fotos: Facebook, UCPel

Nenhum comentário: