domingo, 29 de junho de 2014

O retorno das Tertúlias

Devido às condições de trabalho em instituições federais, muitos projetos de extensão universitária, formulados por professores que permanecem num cargo provisório, duram os dois ou três anos de seus contratos. Isto acontece há vários anos com as sucessivas orquestras de câmara do Conservatório da UFPel, dirigidas por docentes cuja função é lecionar, mesmo com o conhecimento prévio de que suas metas são a curto prazo e, posteriormente, seus alunos seguirão em projetos de outros professores.
47ª Tertúlia foi na Biblioteca Pública, junho 2014.

No entanto, o projeto de recitais de alunos denominado Tertúlias Musicais vem desde 2006, com a coordenação persistente, firme e lúcida do Dr. em Música Marcelo Cazarré. Em outubro de 2007, teve um ponto alto coincidindo a 13ª Tertúlia com a Noite de Bruxas (v. post Tertúlia de Bruxas). Com o fechamento do Salão Milton de Lemos em 2012, mais três Tertúlias foram feitas no mesmo ano na sede Canguru, da Lobo da Costa.

O ano de 2014, no entanto, mostra o ressurgimento desta série de apresentações, com novos alunos de piano, canto, violino e violão, e a mesma mística do nosso Conservatório de Música. Assim, após um intervalo de dois anos, as Tertúlias recomeçam com a 47ª edição, sendo na Biblioteca Pública por primeira vez. Sempre com a liderança de Cazarré, o concerto desta quinta (26-06) aumentou o sucesso habitual, agora com a revalorização pela boa acústica e pelo impressionante visual do Salão Nobre da Biblioteca (leia reportagem do Diário Popular A volta dos acordes das Tertúlias).

No vídeo abaixo, Natália Gonçalves como a Condessa e Fernanda Miki como Susana interpretam a Canzonetta Sull'aria, da ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart, acompanhadas por Patrick Menuzzi no piano. Biblioteca Pública Pelotense, 26 de junho de 2014.


Foto: C Queiroz (DP)

Nenhum comentário: