quinta-feira, 19 de junho de 2014

Violeta Parra, chilena de talentos múltiplos

Francisca reconstruiu Violeta em corpo e voz.
O projeto de extensão da UFPel "A Filosofia e a Música no Cinema" exibe, esta sexta (20-06), o filme chileno de 2011 "Violeta foi para o céu", de Andrés Wood (v. biografia em espanhol).

Não se trata de um documentário, mas de uma cinebiografia, bastante respeitosa com os fatos da vida de Violeta Parra, com pequenas liberdades criativas, próprias de uma recriação para o cinema (v. fotos do filme).

A representação da personagem central é feita por Francisca Gavilán, de aparência física e voz muito parecidas às de Violeta, e complementada por algumas imagens de época, da Violeta real.

A trilha sonora (escute no SoundCloud) não traz a voz de Violeta Parra, mas as músicas cover, cantadas por Francisca em arranjos modernos. A atriz teve que aprender música e conseguiu fazer um verdadeiro tributo a Violeta Parra (v. reportagem).

A múltipla artista Violeta recolheu aspectos do folclore chileno e se fez ela mesma artista popular, criadora na música, na poesia, nas artes plásticas, no artesanato. Viveu a pobreza do interior e da capital, não sendo reconhecida no seu país, adiantada a sua época, mesmo sem ter frequentado escolas formais de arte. Com traços bipolares e rebeldes, parecia feliz mas dizia viver a infelicidade, especialmente no amor (suicidou-se aos 49 anos).

Violeta Parra e sua filha Isabel, década de 1950
Este filme, que não aprofunda os aspectos ideológicos e políticos, baseia-se na biografia escrita pelo filho Ángel Parra, e se concentra em poucas figuras: um só dos vários amores da artista, o suíço Gilbert Favre, e dois dos quatro filhos, Ángel e María Luísa. Veja aqui o longa Violeta se fue a los cielos, sem legendas, de 1h 43min.

A programação completa do V Ciclo de Cinema, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, está disponível no sítio da UFPel. Em 2014, todos os filmes são documentários sobre música ou cinebiografias de músicos de todas as épocas. As sessões são realizadas toda sexta às 20h no Centro de Integração do Mercosul, com entrada franca.

Conheça mais sobre a verdadeira Violeta na Wikipedia em espanhol, no programa de TV Nacional Grandes Chilenos (59 min) e na reportagem argentina do Canal Encuentro (54 min). Ouça aqui a voz de Violeta em antologia de 26 músicas (59 min). Confira abaixo Viola Chilensis, documentário de Luis Vera realizado em 2003.

Nenhum comentário: