sábado, 4 de outubro de 2014

Cineflix Pelotas, um ano



O videoclipe acima acaba de completar um ano de apresentações nos cinemas do Shopping Pelotas, que foi inaugurado em 2 de outubro de 2013 (v. postagem), e aberto ao público no dia seguinte. O VT vem sendo mostrado antes de cada sessão - tanto em 2D como em 3D - nos 10 complexos da rede Cineflix, desde maio do ano passado. Pode-se estimar que nestes 12 meses já teve 7 mil exibições, somente em Pelotas.

A empresa cliente encomendou ao estúdio de animação paulista Mono 3D (v. no Facebook) um curta com as normas de segurança. O estúdio escolheu fazer uma história num circo, comparando a sala de cinema a um espetáculo de diversão, onde o público também deve colaborar para o sucesso dos artistas (leia sobre o roteiro). Em 2 minutos de ação e suspense circulam cerca de 15 personagens e ocorrem diversos acidentes que mostram a importância da segurança no espetáculo. Em 8 de agosto passado, o vídeo participou no festival Anima Mundi 2014, selecionado na categoria não competitiva Portifólio.

Alguns desses personagens escondem jogos de palavras e metáforas humanas, como o Cospe-Fogo que causa incêndios, o Homem Bala que banca o herói, e o Mico que "paga mico" atrapalhando os outros. Todos são caricaturas de raiz europeia, sem relação alguma com a cultura brasileira; nenhum reflete a diversidade racial do país e as duas únicas mulheres aparecem vitimizadas. Seja pelo cansaço da repetição, seja pelas mensagens escondidas, já é hora de trocar o vídeo.

Personagens do século XIX difundem regras e proibições do cinema, sob o lema "comporte-se e divirta-se".
Conforme divulgado há um ano (v. notícia), as salas de cinema do Shopping Pelotas somam pouco mais de 1200 lugares, sendo duas pequenas sem 3D (salas 4 e 5), duas pequenas com 3D (1 e 2) e uma grande com 3D, tela gigante e a tecnologia High Frame Rate, com sensibilidade de 48 quadros por segundo. Além dos descontos para crianças, estudantes, professores e idosos, o Cineflix tem preços baixos de segunda a quarta.

Nenhum comentário: