quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ópera na Escola festeja crianças

Tenor Giovani Corrêa e soprano Fernanda Miki no Brinde da Traviata, ópera de Verdi
O projeto de extensão da UFPel "Ópera na Escola" promove recital comemorativo ao Dia das Crianças na próxima terça-feira (21-10), às 15 horas, no auditório do Bloco 2 do Centro de Artes (Álvaro Chaves 65). A entrada a esta sala é gratuita.

No recital apresentam-se estudantes e ex-alunos do curso de Bacharelado em Canto, do Conservatório de Música, acompanhados pelo professor Dr. Marcelo Cazarré ao piano (v. post de 2010 Ópera na Escola: canto lírico para crianças).

Ângela personifica a cigana Azucena.
O projeto educativo começou em 2005 em Pelotas, com o objetivo de levar o canto lírico de forma lúdica às crianças da rede municipal de ensino infantil. Mediante conversas e brincadeiras, os solistas cantam cerca de 15 peças de diversas óperas, vestidos como seus personagens. Marcando-se como personagem teatral, o pianista também se caracteriza com uma capa.

Por exemplo, a mezzosoprano Ângela Elias canta a ária da cigana Azucena, da ópera de Verdi “O Trovador”, ante o fogo de uma pira de bruxaria. Essa atuação foi primeiramente encenada em outubro de 2007, no Salão Milton de Lemos (v. crônica neste blogue Tertúlia de Bruxas).

Nestes dez anos, mais de 3 mil crianças de Pelotas e Rio Grande já participaram das atividades do projeto, que desde 2005 vem sendo coordenado por sua fundadora, a professora de canto lírico Magali Spiazzi Richter.

O grupo abriu página no Facebook em 2013, quando começaram as apresentações na Escola Heitor de Lemos, em Rio Grande (v. no blogue do projeto os nomes dos atuais integrantes). Além do trabalho com a ópera, que começou com "A Flauta Mágica" em 2005, as seleções incluem também trechos líricos que podem ser interpretados de modo teatral, como a serenata "Colombetta", do italiano Arturo Buzzi-Peccia (na foto abaixo, representada por Fernanda Miki).
Soprano Fernanda Miki como a Colombetta de Buzzi-Peccia
Fotos: Ópera na Escola

POST DATA
21-10-14
Esta tarde realizou-se a apresentação de dez cantores líricos do projeto Ópera na Escola ante cerca de 140 crianças da Escola Félix da Cunha, situada nas imediações da UFPel, bairro do Porto. 
Na foto abaixo, tomada hoje no auditório novo do Centro de Artes, Breno Ribeiro e Fernanda Miki interpretam Don Tartarugo e Moranguinho (elaboração de Don Giovanni e Zerlina) no trecho "La ci darem la mano", cantado conforme música e letra originais de Mozart, ópera Don Giovanni. Na projeção de figuras com frases, as crianças puderam ver sintéticas explicações do texto.

Nenhum comentário: