quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"Castanha": filme, pessoa e personagem



O longa-metragem gaúcho “Castanha”, dirigido por Davi Pretto, entra em cartaz no cinema do Shopping Pelotas esta quarta (19-11), com sessões diárias às 14h05 e 19h20. Trata-se de pré-estreia nacional, exclusivamente em nossa cidade, considerando-se que a estreia no circuito seria na quinta-feira.

Atração do Projeto Belas Artes da rede Cineflix a partir desta semana, o filme já foi exibido em 28 festivais, e premiado em 4 deles: Paulínia (Melhor Som), Rio (Melhor Filme), Buenos Aires (Menção Especial) e Las Palmas (Melhor Ator). Sua estreia mundial foi em fevereiro passado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, chegando agora ao circuito comercial, no Brasil e em outros países (v. ficha no Facebook, fotografias da 64ª Berlinale e lista de exibições no IMDB).

João Castanha faz a si mesmo.
Nascido em 1988, Pretto é porto-alegrense, graduado em Cinema pela PUC-RS em 2008. É considerado um diretor estreante, por ser este seu primeiro longa (95 min) e seu primeiro trabalho no circuito nacional e internacional (v. filmografia no IMDB).

Em tom de documentário, “Castanha” acompanha os transtornos de João Carlos Castanha, ator de 52 anos que vive com a mãe septuagenária e trabalha de noite como transformista em baladas gays. A história, que é real, aborda temas como a loucura, o teatro, o transformismo, a homossexualidade, a relação mãe-filho, a morte, a dependência química, a marginalidade.

O filme mistura ficção e realidade para narrar o cotidiano do personagem-título, que também é uma pessoal real, o ator João Carlos Castanha, que mora na periferia de Porto Alegre. Conforme o relato, ele vive de modo confuso, misturando a sua realidade com os papéis fictícios que interpreta.

Castanha, o filme, enreda o espectador na vida do ator-personagem, podendo ser visto como ficção ou documento de realidade. Segundo o diretor, algumas cenas são documentais, outras são criações (v. entrevista com Pretto e Castanha no programa do Roger Lerina, 13 min). Celina Castanha é a mãe de João, na realidade e no filme.

Como se fosse pouco, o ator também participa como roteirista, junto a Davi Pretto (leia crítica de Pablo Gonçalo na Revista Cinética e 8 resenhas no sítio argentino Todas las Críticas). Em agosto passado, Ivette Brandalise falou com o ator durante uma hora em seu programa Primeira Pessoa, da TVE gaúcha (parte 1 no vídeo abaixo, parte 2 aqui).


Foto: Cau Guebo

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima notícia Francisco. Irei ver com certeza.
Só mais uma dica. O João Carlos Castanha foi entrevistado em meados de agosto pela Ivette Brandalise em seu programa o "Frente a Frente" transmitido pela TVE-RS.
Simplesmente sensacional, vale a pena conferir no Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=tHPK-xtUaI8

Anônimo disse...

Ops errei...
O programa da Ivete Brandalise chama-se "Primeira Pessoa" e não "Frente a Frente".
Por sinal uns dos melhores programas do RS a anos, assim como toda a atual programação da TVE que está muito boa.
Espero que o Próximo governo mantenha a qualidade alcançada durante o governo Tarso, pois durante as gestões Ieda e Rigotto a TVE foi completamente sucateada e seus programas desviavam-se muito do que se espera ver numa emissora pública.

Francisco Antônio Vidal disse...

Obrigado pela dica. Refiz o texto, destacando que se trata de estreia nacional, e incluindo a parte 1 da entrevista. As outras estão no youtube.

Não esqueça de assinar os comentários.