segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

As sete meninas de 1965

Pedro A. C. Teixeira é formado em Estudos Sociais, professor de História e Geografia, pesquisador, escritor, desenhista, pintor e escultor. Há muito tempo não mora em Pelotas, mas ainda escreve sobre seus anos passados na cidade natal. 

Há três anos, ele publicou em seu blogue "Eu sabia, e tu sabias?" o artigo As Sete Meninas de Pelotas com a seguinte lembrança, de quando ele era adolescente e veraneava no Laranjal.


Era o ano de 1965, passeava pela praia do Laranjal em Pelotas e avistei estas sete meninas, que tomando banho de sol e alegres conversavam nesta mesma posição. Achei que seria uma bela foto, para a época. Época do preto e branco.

Perguntei de longe se poderia delas bater uma foto, com uma moderna máquina Rolleiflex. As sete meninas concordaram e sorriram cada qual com o mais belo sorriso.
Foi a mais linda foto que fiz em minha vida.

Com carinho e com respeito a essas (hoje) sete senhoras, guardo muito bem esta fotografia, pois as sete meninas eram de uma graça e beleza que encantavam. Isso foi há quase cinqüenta anos.

Onde andarão essas menininhas? O tempo passou e nunca mais as encontrei.

Foi uma época de encanto, encanto até ingênuo. Em uma época em que as coisas eram bem diferentes e havia respeito e as pessoas eram educadas. Não como hoje, que cada um vive a sua vida, ignorando quem está ao lado. Passando por cima com brutalidade, maltratando, odiando, agredindo.

Felizes foram os jovens de minha geração; eram cultos, respeitosos e educados.

Professor Pedro A. C. Teixeira
Imagens: P.A.C.Teixeira, Ebay

2 comentários:

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Olá Caríssimo Vidal.
Fique emocionado quanto encontrei em teu belíssimo blog esta fotografia, pena que jamais encontrei essas meninas para dar-lhes um cópia desta que foi a mais bela foto que num momento encantado consegui fazer.
Espero que essas meninas estejam bem.
Obrigado pela deferência.
Um grande e fraterno abraço.

Francisco Antônio Vidal disse...

Caro Pedro, esta é uma memória valiosa, pois evoca pessoas, costumes, lugares e até mesmo a tecnologia da época, fazendo-nos sentir próximos ao momento da lembrança.

Hoje as meninas de 1965 devem ter entre 65 e 70 anos. É improvável que usem a internet, mas se algum filho ou neto reconhecer alguma cara desta foto, diga-o aqui, para recuperar um fato de 50 anos.