sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Os rios de Fernando Leitzke


"Os Rios que Navego" é um projeto do pianista Fernando Leitzke que busca financiamento pelo método coletivo, no sítio Benfeitoria. O prazo limite é a próxima quinta (25-12). Se a meta for alcançada, os doadores ganharão diversos retornos; se não, o dinheiro inscrito será devolvido.

Quem antecipar 30 reais no financiamento, garante um exemplar do disco. Com 60, o participante ganha o CD autografado. Quem pagar 100, ganha 2 exemplares autografados mais um ingresso para o show& de lançamento. Maior colaboração dá direito a outras recompensas, como agradecimentos públicos, uma aula de piano, maior número de discos, maior número de ingressos e até shows particulares. Faltando uma semana, 130 colaboradores já reuniram 57% do valor do projeto.

O jovem pelotense inclui no trabalho composições próprias e obras de Tom Jobim, Radamés Gnatalli, Rubén González, todas para solo de piano, com apoio de cordas e percussão e a participação de grandes músicos cariocas e gaúchos. Ouça uma das músicas de autoria de Fernando, Chaleira Quente.

O projeto navega pelas águas do samba, do choro, do candombe uruguaio, da zamba argentina e afluentes de além-fronteira. Fernando navega pela música do nosso Rio do Sul e, subindo ao Rio de Janeiro, ganha os rios da música brasileira e universal (v. reportagem do Diário Popular).

Fernando estudou piano erudito no Conservatório de Música da UFPel dos 13 aos 17 anos e seguiu praticando o piano popular nas rodas de choro do Bar Liberdade, sob a liderança de Avendano Júnior e Possidônio Tavares. Tocou em bares e em recitais, como solista, em duos e trios e com o grupo Quebraceira. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se aperfeiçoa como pianista de samba instrumental (o que um americano chamaria de jazz bossa).

Confira abaixo seu trabalho como arranjador e como acompanhador de Michel Tasky, belga fã do Brasil, (leia entrevista) no samba "Cabrochinha", de Pinheiro e Carrilho.



Foto: Facebook

POST DATA
21-12-14
Faltando 4 dias para o fechamento do prazo, o projeto já recolheu 88% do dinheiro necessário.
22-12-14
A 3 dias do término do projeto, já foram levantados 91% dos fundos.
26-12-14
Encerrado o prazo, 101% do dinheiro necessário permitirá realizar o projeto de Fernando Leitzke..

Nenhum comentário: