terça-feira, 31 de março de 2015

Música pela Música celebra 25 anos

Detalhe de apresentação da Orquestra Filarmônica e Coro Música pela Música, dirigidos por Sérgio Sisto.
A Sociedade Pelotense Música pela Música apresentou, esta sexta (27-3), a programação para 2015, inaugurando as comemorações dos seus 25 anos. É a única entidade privada que difunde a música erudita em nossa região, mantendo para isso uma orquestra e um coro sinfônico.

A data precisa do aniversário da Sociedade é 30 de outubro, que marca a fundação em 1990. Nesse dia e no seguinte (sexta e sábado), no Teatro Guarani, a agrupação apresentará por primeira vez a ópera completa L'elisir d'amore. Confira no vídeo abaixo a interpretação de Luciano Pavarotti para Una furtiva lagrima, a ária mais famosa dessa ópera de Gaetano Donizetti, estreada em maio de 1832, em Milão, Itália.

A data tem uma curiosa aproximação com nossa cidade e com o Teatro Sete de Abril, pois justamente em 7 de abril de 1832 a Freguesia de São Francisco de Paula passou a denominar-se Vila de Pelotas, e o seu primeiro teatro já se encontrava em obras (seria oficialmente inaugurado em 1834). Confluem, portanto, três aniversários: do município de Pelotas, do seu teatro mais antigo e desta ópera italiana.

A maioria das seguintes 22 atividades da SPMM em 2015, ao ritmo de duas por mês, será realizada na Fábrica Cultural Música pela Música (Félix da Cunha 952, 3227 6601). Será um ano para estar atento e desfrutar da melhor música. Horários e locais serão anunciados pela imprensa.

Programação dos 25 Anos [links atualizados]

27-3 Lançamento para convidados (v. notícia oficial).

2-4  SESI Catedrais: Arroio Grande. No Centro Cultural Basílio Conceição, 19h (v. imagens)
25-4 Vozes Brasileiras: Elisa Machado (recital de canto).
26-4 Vozes Brasileiras: Elisa Machado (oficina de canto).

21-5 SESI Catedrais: Rio Grande.
24-5 Café com Arte.
30-5 Festival Doce Cultura (FENADOCE).

28-6 SESI Catedrais: Rio Grande.

12-7 SESI Catedrais: Canguçu.
18-7 Vozes Brasileiras: Juremir Vieira (recital de canto).
19-7 Vozes Brasileiras: Juremir Vieira (oficina de canto).
26-7 Almoço Musical.

10-8 SESI Catedrais: São Lourenço do Sul.
14-8 Clássicos Rio-Grandenses.
15-8 Clássicos Rio-Grandenses.

12-9 Vozes Brasileiras: Lício Bruno (recital de canto).
13-9 Vozes Brasileiras: Lício Bruno (oficina de canto).

30-10 Ópera L'Elisir d'Amore. Dia do aniversário da SPMM.
31-10 Ópera L'Elisir d'Amore.

14-11 SESI Catedrais: São Lourenço do Sul.
20-11 Recital de canto: Fernando Montini e Sérgio Sisto.

5-12  SESI Catedrais: Pelotas.
11-12 Concerto de Natal.

Para contato com a SPMM existe o sítio Música pela Música e uma página interna no Facebook (grupo para membros e amigos).

Atualização em 2 de abril:
Ontem foi criada no Facebook a página aberta Sociedade Pelotense Música pela Música, e já tem mais de 400 seguidores.


Foto: Facebook

segunda-feira, 30 de março de 2015

Pré-escola pode prevenir dificuldade de aprendizagem

Professor Antônio Correa Candiota
Cursando mestrado em desenvolvimento motor, o professor de Educação Física Antônio Ricardo Correa Candiota propõe que as habilidades motrizes e sensoriais das crianças, se fossem bem diagnosticadas e bem preparadas nos níveis da educação infantil, poderiam prevenir muitos dos posteriores fracassos escolares devidos a "dificuldades de aprendizagem".

A proposta pode significar, implicitamente, que a própria escola ocasiona alguns desses fracassos e não os soluciona nunca, antes responsabiliza o aluno, a família e a sociedade. Repetentes, desadaptados, "preguiçosos" e analfabetos funcionais poderiam ser grupos minoritários numa Pátria Educadora.


Revertendo o insucesso escolar
Reportagem de Carlos Cogoy

Entre 2013 e 2014, o professor Antônio Ricardo Correa Candiota testou 643 alunos entre 4 e 6 anos, na região de Pelotas. Cerca de 40% foram considerados dispráxicos (v. definição de dispraxia), ou seja, com sinais específicos de dificuldades de aprendizagem. Do grupo, 83% apresentaram problemas no fator estruturação espaço temporal (portanto, nas noções de simultaneidade, ordem, sequência, duração de intervalos e ritmo). Tal déficit compromete a futura alfabetização. Explica o pesquisador:
A defasagem nesse fator influencia diretamente no processo de alfabetização da criança, na sua locomoção espacial, bem como no domínio dos gestos. Aparecem dificuldades na movimentação, bem como na utilização de folhas e cadernos. Ainda, profunda desordenação no futuro, por exemplo ao utilizar as linhas nos cadernos. Em relação ao ritmo, pode levar a rapidez ou lentidão. Já com a dificuldade de memorização auditiva, não consegue absorver o que lhe é narrado. Sem diferenciar sons, dificuldade também no reconhecimento dos sons das palavras.  
Outro fator preocupante diz respeito à lateralidade. Muitas das crianças avaliadas apresentaram lateralidade cruzada, ou seja, dominâncias laterais em lados diferentes. Casos como a dominância da mão direita e dominância visual do olho esquerdo. É o que autores denominam "assimetria funcional", que afeta o processo de alfabetização, autonomia da leitura, escrita e cálculo, ordenação da informação codificada, confundindo entre soma e subtração ou entre multiplicação e divisão. A escrita e os números são invertidos e, em casos graves, como se estivessem refletidos num espelho.
No 1º Congresso de Negros e Negras de Pelotas, Candiota explanou sobre o programa que oferece, orientando educadores para detectar as dificuldades, bem como as dicas para instigar o desenvolvimento psicomotor. Em 2014, o professor ministrou edições – em Pelotas e Rio Grande – da Jornada Pedagógica de Educação Psicomotora, que terá sequência no segundo semestre de 2015.

As etapas do Programa de Testagem do Perfil Psicomotor e suas Interferências nas Aprendizagens são, de acordo ao professor:
  • Identificar crianças sem as competências psicomotoras necessárias à aprendizagem.
  • Analisar crianças com dificuldades psicomotoras, observando nelas os componentes do comportamento psicomotor, e identificando o grau de maturidade motora. 
  • Sugerir, a partir da identificação das dificuldades psicomotoras, a aplicação de tarefas que visem minimizá-las, alavancando o sucesso na aprendizagem.
No Facebook o professor Antônio Candiota coordena a página Desenvolvimento psicomotor na escola, onde ele informa um endereço de contato. Confira mais declarações do pesquisador e especialista:
O Programa aponta o déficit psicomotor, que entrava as aprendizagens e o processo de alfabetização, que é o início de tudo. Mas as principais causas dos entraves são a falta de trabalhos específicos, ou seja trabalhos psicomotores, por parte dos profissionais da educação infantil, até porque os procedimentos didático-pedagógicos privilegiam muito mais o cognitivo, e muito menos o psicomotor, quando deveria ser ao contrário. 
Por outro lado, os cursos de formação dos profissionais que trabalham com crianças na educação infantil, como a pedagogia, em geral não enfatizam o desenvolvimento psicomotor nos currículos. E o pior é que temos auxiliares, trabalhando com os professores, que têm pouco conhecimento. São cuidadores sem habilitação para promover trabalhos específicos. 
Alfabetização deficiente leva, com certeza, aos insucessos na vida escolar. Hoje não temos evasão, em razão das obrigatoriedades jurídicas, que pressionam os pais a manterem as crianças estudando, ou na escola, mas mesmo assim, os terceiro e quarto anos estão ficando lotados. As crianças estão parando nestes anos, por conta das alfabetizações deficientes. 
Outro aspecto é que os processos são muito arcaicos, salvo a boa performance de alguns abnegados e responsáveis professores, que sempre buscam subsídios para melhoras. Sinto isto pois tenho alguns alunos que me procuram, falam comigo, da graduação e mesmo da pós-graduação. Eles necessitam de informações e subsídios. Mas estes são pequena parcela de interessados. Infelizmente, a sociedade é que logo estará sentindo o resultado dessa grave questão.
Fotos: DM (1), MelhorAmiga (2), DesenvolvimentoMotor (3)
Texto: Diário da Manhã

domingo, 29 de março de 2015

De Rio Grande a Pelotas, voo em 10 minutos


O consultor em informática Rodolfo Nützmann veio de São Paulo a trabalho e, no retorno, filmou o voo de Rio Grande a Pelotas, pela empresa NHT, a bordo de um L 410 UVP-E20, da fábrica tcheca LET Aircraft Industries. O percurso por terra é de 57 km, feitos hoje em dia em 40 ou 50 minutos. Neste caso, o voo foi realizado em 15 minutos, no dia 24 de fevereiro de 2012, das 18h17 às 18h33, com velocidade média de 220 km/h. Coisa rotineira para viajantes, mas uma aventura inusual para quem conhece estas cidades somente no chão ou nas águas.

O autor do vídeo incluiu comentários explicativos, ao modo de um guia turístico; no entanto, é preciso dizer que Pelotas não data de 1758, pois a primeira urbanização da freguesia somente foi autorizada em 1812. O ano referido é o da concessão das terras locais ao sesmeiro Thomaz Luiz Osório (v. histórico de Pelotas e da cidade de Rio Grande).

O rio que se vê no minuto 10 é o Canal São Gonçalo (historicamente denominado Sangradouro da Mirim, pois se acreditava que fosse o escoadouro das águas da Lagoa Mirim em direção ao mar). Seu principal afluente, visível na filmagem, é o Arroio Pelotas, patrimônio natural e cultural da região, antigamente conhecido como Rio das Pelotas.

Em um minuto, o avião sobrevoa todo o centro urbano e entra a seguir no grande bairro das Três Vendas, contornado em mais 4 minutos. O pouso é feito no Aeroporto Internacional de Pelotas, extraoficialmente conhecido como Bartolomeu de Gusmão. Em março de 2015, está em processo de aprovação no governo federal o nome oficial de Aeroporto João Simões Lopes Neto. Justamente no presente ano comemora-se o sesquicentenário do nascimento do escritor pelotense (1865-1916) e o centenário de sua morte.

sábado, 28 de março de 2015

Assalto a automóvel foi repelido (1915)

Notícia publicada pelo Correio do Povo, de Porto Alegre, no domingo 28 de março de 1915 foi reeditada este sábado (28-3). O relato mostra que as más intenções de alguns e a tendência a fazer justiça com as próprias mãos são questões humanas ainda sem solução, especialmente num país que não dedica grandes investimentos nem à educação nem à justiça. A tecnologia pode e deve ser usada para o bem, não só por quem tenha dinheiro para comprá-la, mas por toda pessoa educada.
Os irmãos Dodge em seu primeiro carro, fabricado em 1914
(cidade de Detroit, estado de Michigan).
Em Pelotas, o automóvel nº 52, da Garagem São José, e de que é chauffeur [motorista] José Martins de Oliveira e ajudante Fructuoso Blasco, regressava de uma viagem ao Passo do Salso e, aquém da encruzilhada das estradas do Passo do Salso e dos Carros, foi intimado a parar por um grupo de três desconhecidos, armados de facão e revólveres.

Como não fossem atendidos, os desconhecidos resolveram assaltar o veículo, tendo [um deles] saltado no estribo do auto.

Oliveira e Blasco, que estavam armados, fizeram com que o ousado assaltante baixasse e assim viram-se livres do grupo. Travou-se tiroteio, não havendo porém nenhum ferimento.
Fonte: CP, 28-3-15.

Caminho interno na Granja Progresso, em 1915 (Cachoeirinha, RS).
Fotos: sítio Dodge, blogue de R.M.Bastos

sexta-feira, 27 de março de 2015

600 mil acessos

Este blogue alcançou os 600 mil acessos em 2 de março de 2015, perto das 20h. Esta quantidade é a soma de páginas visitadas em 5 anos e meio, desde janeiro de 2009 (aproximadamente 2 mil dias). Neste período foram publicadas cerca de 1700 notas.

O registro anterior foi feito aos 500 mil acessos, no dia 31 de julho de 2014 (v. postagem), ou seja, há menos de um ano, mostrando um aumento da visitação diária. Na época, contamos o número de visualizações das postagens preferidas dos leitores, e a seguir mostramos a situação atual, com a quantidade aproximada dos 10 mais visitados, de acordo à contagem interna do Google Blogger.

Ingleses na cidade de Pelotas ― 9300. Segue sendo o primeiro lugar em visualizações.

Casarão e senzalas ― 7700. Permanece em segundo lugar das preferências.

Corte da FENADOCE 2012 ― 6000. Superou levemente o post abaixo, que antes era o 3º.

Pôr do sol, agora sem hífen ― 5900. Segue sendo acessado, mas foi superado pelo post acima.

O historiador Alfredo Ferreira Rodrigues ― 4600. Neste período subiu muito no interesse dos internautas, ganhando mais do dobro de visitas e passando do 16º ao 5º lugar.

domingo, 8 de março de 2015

Infinita mulher (poema)

Desde que nasce preparada
Para os mais diversos papéis
Com muitas imposições,
O principal deles, ser mulher:
Feminina, magra de preferência,
Bem educada, com facilidade
Para aceitar hierarquia
Do pai, do marido, do chefe,
ter sempre um sorriso no rosto,
Delicadeza ao falar,
Ao homem não querer se igualar.
Mulher, rainha do lar,
Para o homem assessorar,
Mulher que aprendeu
A por sua liberdade lutar
E seu caminho foi buscar
Além de rainha do lar
Aprendeu a ser mãe,
Papel imensurável pelas alegrias
E pelas dores,
Desenvolveu-se profissional,
Foi para a rua trabalhar.
Pela ausência em casa
Carrega com dignidade
A pior das culpas
Por não ver os filhos crescerem,
Falar as primeiras palavras,
Dar os primeiros passos.

É sofredora como Maria,
Lutadora como Joana,
Pecadora como Madalena,
Milagrosa como Fátima,
De múltiplas facetas,
Todas merecendo o maior respeito.
Por isso, independente do nome, origem,
Credo, raça, profissão,
Merece todo respeito
Por desempenhar seus papéis
Com competência, bravura
E, acima de tudo,
Com muita doçura,
Marca indelével de toda mulher.

Isabel C. S. Vargas

Fonte: Diário da Manhã impresso, 3-1-15

segunda-feira, 2 de março de 2015

Lembrança dos mascarados

Seis artistas foram autorizados pela Prefeitura Municipal para pintar painéis de graffiti (2,2 x 2,2 m) em paredes da Passarela do Samba, para os desfiles de carnaval, este ano realizados fora de época. Os selecionados foram: Anderson Fim Treze, Guilherme Nunes da Rosa, Júnior Asnoum, Luiz Marcel Ferraz, Luiz Minduim e Gabriel Alves (v. fotos dos artistas pintando).

O resultado da seleção (v. notícia) foi publicado na terça (24-02) e os grafiteiros tiveram algumas horas para executar seus trabalhos, na quinta de noite (26). A Secretaria de Cultura forneceu o material (doze frascos de tinta colorida em spray) e um pagamento de 700 reais por pintura.

A figura escolhida por Luiz Minduim Vasconcelos mostrava um mascarado (esq.), um tipo simples de fantasia popular, muito usado no carnaval de rua em Pelotas, nas décadas de meados do século XX.

O painel de Minduim, pintado com spray e finalizado com pincel, se inspirou num desenho feito por ele mesmo nos anos 80, em nanquim e aquarela Ecoline. Naquela época os mascarados começaram a sumir, um dos sinais da decadência do antigo carnaval pelotense.

Em nossa cidade, hoje só resta o carnaval oficial dos desfiles e os bailes organizados por alguns clubes sociais. Os grupos carnavalescos sobrevivem mas o clima não é o mesmo. O único lugar de rua para viver o carnaval é uma passarela com entrada paga. Há menos turistas e nenhum mascarado.

As outrora famosas máscaras, usadas somente naquelas noites em que havia carnaval de rua, eram feitas de pano e cobriam toda a cabeça do folião, deixando três pequenos orifícios, para enxergar e respirar. Para comer, era preciso desapertar e levantar a máscara.

Quem quisesse fazer palhaçadas de modo anônimo vestia um macacão e uma máscara como estas e saía gritando com voz esganiçada. Ocultando a cara e mudando a voz, os mascarados dissimulavam idade, raça e sexo, mas se sabia que a maioria deles eram homens.

Outras características da festa popular nas ruas eram: desfiles pelo centro da cidade, bancas de churrasquinhos ao redor da praça, cadeiras no lugar de arquibancadas, homens travestidos de mulher, conjuntos instrumentais uniformizados e baixo índice de criminalidade. Jamais foi realizado depois da Quarta-Feira de Cinzas.
Imagens: ASCOM, Facebook (2-3)

domingo, 1 de março de 2015

Trabalhos recentes de Mariza Fernanda


“Algo do Fundo de Mim” é a mais recente mostra da artista plástica pelotense Mariza Fernanda Vargas de Souza, licenciada em Ciências, bacharel em Pintura, especialista em Artes Visuais, cursando o mestrado em Artes Visuais pela UFPel e integrante do Grupo Superfície. As 16 obras, todas utilizando tinta acrílica, estão expostas no Corredor Arte desde 25 de fevereiro e ficam até 17 de março.

Mariza Fernanda relatou à coordenação do Corredor Arte que ela se inspira em lembranças e objetos, e a partir daí cria um procedimento artístico que aplica à pintura, como o desenho e a impressão. Por exemplo, alguns procedimentos simples, muito usados na infância, são desenhar os contornos de objetos com o lápis sobre papel e imprimir a superfície de uma folha de planta mediante o carimbo.

Ainda conforme a informação divulgada pelo Hospital Escola, a artista utiliza um modo de impressão que denomina "rastros de cor". Ela explicou o seguinte:
Estes rastros de cor são contornados por linhas, formulando caminhos e traçados que parecem deslizar, como em um mapa. Margeiam, delimitam, contornam territórios, e originam a sintaxe do contato e, mais ainda, da pressão.
Mariza Fernanda (dir.) já participou em 16 exposições individuais e coletivas com o Grupo Superfície, em cidades do Rio Grande do Sul e em Montevidéu, Uruguai.


Imagens: Corredor Arte, Facebook