Diante do antigo Cine Capitólio, uma loja que se apresenta como lan house tem como anúncio um caiaque em tamanho real e seu remo pronto para usar. O passante distraído associa o grande objeto com "navegar na internet" e até se motiva a entrar.
Como alguém ainda não tinha pensado nisso? As pelotas que deram nome ao nosso principal arroio também servem para convidar a este tipo de navegação.
Mas tudo isto não passa de imaginação de turista. A verdade é que a loja Caxangá (aquele típico chapéu de marinheiro) vendia produtos náuticos e mudou de ramo. O nome perdeu o sentido comercial e foi retirado do cartaz. Ficaram ali caniços e redes de pescar (não virtuais), que agora enfeitam a loja, e elevam as redes a um nível metafórico.
No Brasil de hoje, estes centros são conhecidos como lan houses (LAN=Local Area Network, rede de área local). Assim como os marinheiros saíram de moda, o absurdo nome em inglês se impôs pela sonoridade e deslocou o tradicional cibercafé... no país do café.
Foto de F. A. Vidal
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