Uma, duas Beatrizes
Como já temos uma Beatriz Araujo pelotense, é preciso diferenciar as duas. Coisa difícil, pois elas têm muitas semelhanças: usam o sobrenome sem acento, têm idades próximas, trabalham na área cultural em Pelotas e atuam só nos bastidores (não nos palcos), onde se planejam e administram as ações públicas. Trabalham como líderes, mas seu espírito é reflexivo.
A Beatriz Araujo porto-alegrense, que conheceremos agora, nasceu aquariana, diz "ser escritora" e "estar administradora". Chama-se legalmente Vânia Beatriz.
A Beatriz Araujo pelotense, ex-secretária de Cultura, é virginiana e se define como "Produtora Cultural". Diz que não escreve, mas participa do projeto de crítica gastronômica "Papo na Mesa". Seus prenomes são Beatriz Helena.
A escritora
Já no 3º ano primário Beatriz escreveu uma historinha infantil; logo vieram contos, crônicas e até um romance de cem páginas. Aos 13 anos, começou a fase poética, com seus versos sendo lidos por declamadores; aos 16, a divulgação foi pela Rádio Metrópole AM. Aos 23, fazia produção artística na Bandeirantes FM, e outro poema seu foi lido pelo rádio. Daí seguiu somente em poesias de amor e prosa poética.
Aos 35, fez-se Administradora de Empresas pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses), mas não deixou a literatura, pois se considera poetisa, na essência. É das pessoas que acham que o amor é que conduz todas as coisas da vida, e ele deve ser vivido em toda sua expressão. Romântica até a medula, afirma viver e amar com a mesma intensidade com que escreve seus versos.
Vinda a Pelotas
Foi o amor que a trouxe a Pelotas, uma cidade que em pouco tempo a encantou, com a beleza das praias do Laranjal, as opções de lazer, os prédios antigos, a história cultural, e especialmente com a amizade das pessoas. Não é a única porto-alegrense que prefere viver aqui, mais ao sul do paralelo 30.
Já cansada da correria da cidade grande, em 2001 escolheu Pelotas como lugar para construir sua carreira de Administradora. Vendeu o que tinha em Porto Alegre e se estabeleceu nesta "pequena capital", de tamanho certo, na medida do ser humano. O que não deixa de ser uma ação poética.
Fui muito bem recebida e acolhida pelo povo pelotense. Desde que estou aqui, trabalhei na ONG Grupo Vale a Vida, e depois vim para a Secretaria de Saúde, onde trabalho (por contrato) no Programa Municipal DST/AIDS.O primeiro livro
"Todas as cores" é uma coletânea de todos os escritos de Beatriz em poesia e prosa poética (veja o vídeo de divulgação). Também pode ler-se como o testemunho em verso de um amor que perde a esperança e deixa de existir, antes de passar da fase platônica para a plena vivência.
Beatriz já estava publicando em sítios da internet, mas por estímulo de amigos virtuais portugueses - admiradores de sua escrita sonora e natural - decidiu reunir os poemas e frases num volume físico, real. Ela começou no Portal das Curiosidades. Mais tarde, foi convidada a participar no Espaço de escrita.
O estilo não passou pelo exercício depurador de oficinas literárias, mas se mantém intuitivo e sentimental, analogamente àqueles sentimentos da adolescência que não tiveram resolução mas ainda vivem na memória. A simplicidade dos termos e das metáforas não impressionarão o leitor pela forma, mas sim pela sabedoria de perceber verdades profundas nos detalhes concretos da vida, especialmente nas dores, esperas e decepções.
Assim como há livrarias fora da Feira, Beatriz ainda é uma escritora off , independente do sistema, mas com maior divulgação ela também poderá autografar na Feira do Livro. Sua divulgação começou por meios virtuais: os sítios acima citados, o blogue pessoal (Um Jeito Simples de Ser) e uma editora virtual, que vende exemplares a pedido. Seus leitores são longínquos (mormente de Portugal, e dela saberão por esta nota). Mas ela já está disposta a usar uma editora "real" para possíveis leitores locais. Leia mais poesias de Beatriz no Recanto das Letras.
Imagens: da autora (1-2) e F.A.Vidal (3-4)
Admiro muito o trabalho da Bia, sua sensibilidade e sua maneira de enxergar o mundo.... parabéns pela matéria e que essa poetisa linda e maravilhosa tenha muito sucesso...
ResponderExcluirAssim como a Bia, existem muitos outros artistas talentosos que vivem no anonimato porque o Brasil não investe em seus próprios talentos.
ResponderExcluirVamos incentivar a cultura, prestigiar nossos artistas, que já demonstraram e continuam demonstrando, que no quesito talento, não perdem pra ninguém .....
Parabéns Bia! Muito sucesso!!!
Bia, sou sua fã....
ResponderExcluirAdmiro sua sensibilidade e a forma como você demonstra isso em sua poesia...
Desejo que você continue tendo muito sucesso em sua vida
Abraços
E adorei a matéria, viu!
Parabéns Bia!!!
ResponderExcluirque bom que você está conseguindo ter o reconhecimento que merece....
Felicidades, poetisa linda!
Considero a Bia uma grande poetisa, amo seu trabalho e fiquei muito feliz em ver essa matéria que fala um pouco sobre essa mulher talentosa.
ResponderExcluirParabéns! Muuuuuuuito sucesso mesmo!
Fico muito feliz em saber que essa grande poetisa está conquistando o espaço que merece e que já é dela!!
ResponderExcluirSó mesmo alguém tão talentosa e que ama de verdade consegue expressar em palavras e com tanta intensidade os sentimentos que guarda dentro de sí.
Felicidades nesse caminho de sucesso, minha amiga!
Grande beijooo*
Marianna Hianc - Vitória/ES
Parabéns querida amiga!!
ResponderExcluirmuito sucesso pra você... você merece muito tudo que conquistar!
beijos
Carlos Martins - Pelotas/RS/Brasil
Conheço ela a um tempo, tempo suficiente para admira-la muito!!
ResponderExcluirQue tu tenha muito sucesso na venda do livro e muito mais sucesso na tua vida!
Parabens por ser essa pessoa q és e muitas felicidades.
Rui - Pelotas/Rs
Excelente matéria! Espero que "todas as cores" e sabores desta cidade ilumine esta escritora para que ela continue trnsformando pensamentos em palavras. Sucesso sempre!
ResponderExcluirTu mereces, Bia! Hiper beijo!!!
Olha só que maravilha! Adorei saber um pouquinho mais sobre essa mulher maravilhosa, de sensibilidade à flor da pele. Bia sou tua fã e sabes disso. Teus poemas sempre traduzem o que sinto e quiça o que sou. Como consegues?! Bem, apenas uma pessoa de alma lírica sabe traduzir em palavras, o sentimento mais belo, em toda sua expressão. Pra você, todas as flores de todas as cores porque você merece. Parabéns Bia!
ResponderExcluirMuitas beijokas para ti!
Fátima Gomes - Timon/MA/Brasil
Já há muito tempo que leio os poemas da minha amiga BIA. Fico feliz por ti, pela tua publicação do livro, mereces.
ResponderExcluirContinua a escrever dessa forma sensível, única e que nos faz viajar ...através dos seus poemas.
Já agora agradeço-te o poema que me dedicaste no livro.
O teu amigo Vampiro de Portugal.
Como um dos leitores longinquos das terras Lusas, e desde sempre amigo da Bia sempre achei esta Pelotense por opção alguem de uma sensiblidade incrivel, capaz de retirar do seu mundo tudo o que de bom ele tem e partilhar com quem a rodeia e que tem a felicidade de a poder ler.
ResponderExcluirah....mortinho pelo livro autografado...Tri-deste teu amigo
Pedro Silva - Sintra/Portugal
Este livro é como que uma autobiografia de grande parte das suas vivências, em que a autora exprime os seus estados de alma de uma forma tão apaixonada e colorida e, simultaneamente, tão simples e natural!
ResponderExcluirAo longo de todo o livro podemos encontrar poemas com grande força e beleza, em que as frases brotam e são a expressão máxima dos seus afectos, sentimentos de amor e amizade.
Bia, minha amiga, não poderia estar mais orgulhosa de ti! ;)
Ana-Maria - Almada/Portugal
Parabéns Bia!
ResponderExcluirParabéns Sr Vidal pela matéria!
Dar o espaço e devido valor a este talento que é a Bia é , sem dúvida, muito importante para ela e para nós que acompanhamos o seu trabalho.
Bia continue com os poemas intuitivos e sentimentais, porque são eles que me inspiram a cada "re-releitura".
Um abraço querida.
Admiro o talento de quem consegue descrever o que eu só consigo sentir. E é isso que a Bia faz. Bia, parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Muita saúde e sucesso..pois o amor já transborda. =D
ResponderExcluirBeijo no cérebro
Dandara Faustino - São Paulo/SP
A Beatriz é uma escritora sensacional, de uma criatividade infinda, uma aptidão única. Em suas entrelinhas é perceptível tamanha sinceridade, suavidade, amabilidade. Ser sua leitora é algo magnífico. Sucesso sempre!
ResponderExcluirTatyanny Nascimento (Natal/RN)
Muitos parabéns Bia! Fico feliz por teres o reconhecimento que mereces ;)
ResponderExcluirBeijo Filipe @PT
("vosso" príncipe Ah ah)
Amiga Bia...te admiro muito, pois acreditaste no teu sonho e conseguiste realizá-lo. És uma alma sensível, digna de colher os frutos desse trabalho maravilhoso. Parabéns!
ResponderExcluirLeidemere Cardoso - Pelotas/RS (Colega de DST/AIDS)
Fiquei muito feliz por saber que este livro está a ter a divulgação que merece por aí. Já recebi o meu e adorei! Um grande abraço para a Bia e votos do maior sucesso desta amiga serena de além mar que a quer "para sempre livre".
ResponderExcluirAna Paula, Lisboa, Portugal
Francisco, sou-te imensamente grata pelo espaço, pela oportunidade, pelas palavras, por tudo! Gostei muito!
ResponderExcluirTambém fiquei muito feliz com as palavras de incentivo e carinho dos meus amigos e leitores.
Muito obrigada, pessoal!
Super beijo.
Tudo de bom para voce, Bia. Sabia que ias conseguir, és talentosa. Vai em frente!!!
ResponderExcluirCOnheci os escritos da Bia há alguns meses e, desde então, virei fã! Esta minha amiga virtual, que vai se tornar real hoje, tem muito talento e muita sensibilidade! Uma poeta e tanto!
ResponderExcluirParabéns, Bia, pela obra; e parabéns, Francisco, descobrires este talento tão perto de nós.
Beijos, Jana
Bia, fico imensamente feliz por ti minha amiga!!!
ResponderExcluirSou tua fã..
seus poemas conseguem tocar a alma, ir lá no mais profundo, traduzem sentimentos :)
Parabens minha amiga!!
Keila, Curitiba - Pr
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir