O Ginásio Pelotense (desde 1962 Colégio Municipal Pelotense) foi criado em 1902 pelos grupos maçônicos locais, como forma de entregar educação de boa qualidade a meninos e meninas, sem conteúdo religioso e com os ideais republicanos positivistas.
No final da década de 1930, as iniciais GP originaram a expressão Gato Pelado, inventada por estudantes do colégio masculino mais antigo, o Ginásio Gonzaga, fundado pelos jesuítas em 1895 e administrado desde 1926 pelos irmãos lassalistas. O apelido tinha a ver com uma imagem pejorativa de pobreza de alguns alunos do Pelotense (possível relação com "gato-pingado"); a ironia foi retribuída aos rivais com o apelido Galinha Gorda, alusivo à aristocracia local, assumidamente católica e submissa à Igreja.
Na época, cada agrupação adotou um hino informal, aplicando uma letra a uma melodia popular. O Hino do Gato Pelado tomou em 1938 a música da marcha de carnaval As Pastorinhas, sucesso nacional naquele ano, com a música de Noel Rosa (composta em 1934). Um hino oficial, mais sério, foi composto em 1960, mas sem o mesmo arraigo emotivo. Ainda hoje, todo aluno do Pelotense se orgulha de ser um gato-pelado e canta o tal Hino do Gato Pelado, mesmo que já não existam os clássicos Pe-Gon (a canção gonzagueana usava a marcha naval Cisne Branco).
A historiadora e professora Giana Lange do Amaral recolheu a história dessa rivalidade cultural em sua tese de doutorado Gatos Pelados x Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas (décadas de 1930 a 1960) (UFRGS, 2003) e no livro "Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas" (Seiva, 2005). Antes, Paulo Marcant Gonçalves havia escrito as "Memórias dos Gatos Pelados" (EDUNISUL, 1988). A letra dos dois hinos se encontra na tese de Giana Amaral (p. 241).
No mesmo texto (p. 289) transcreve-se um testemunho de Aldyr Garcia Schlee, que — na década de 1950, sendo aluno do Curso Científico — criou o gato intelectual, com gravata e monóculo, figura-símbolo do Pelotense até hoje. Ou teria criado um com pince-nez (pâns-nê, belisca-nariz)?
Essa figura do gatinho fui eu que desenhei. Era o modelo da época. Quer dizer, era aquela coisa de fazer o animal (era Disney puro) antropomórfico, vamos dizer assim. Era um gatinho nojento, cretino, de pince-nez, de gravatinha tope, para se opor à Galinha Gorda. É quase uma figura humana.
A autoria do desenho é conhecida da família e dos amigos de Schlee, especialmente os gatos-pelados, mas não é informação muito difundida em Pelotas — fique aqui o reconhecimento. O talento gráfico seguiu manifestando-se em caricaturas, charges, diagramação jornalística e a famosa camiseta Canarinho, desenhada em 1953 (leia entrevista).
Não tendo o gato original à mão (feito em 1950 ou 1951, segundo o próprio Schlee me contou ontem), reproduzo neste post os únicos três que achei na internet.
Imagens da web
Destaco que diversas releituras do "Gato Pelado" criado pelo professor Aldyr Schlee foram realizadas para o Colégio Municipal Pelotense.
ResponderExcluirA última releitura constante neste blog, foi criada computacionalmente por mim.
Também sou "Gato Pelado" e professora do Curso Normal deste educandário.
Observa as iniciais "CN" na imagem, este gatinho é uma homenagem aos meus alunos - professores.
Durante anos admirava as imagens inspiradas pelo desenho do professor Schlee e decidi criar um corpo, além deste tenho outras versões, tais como: o "Gato Pelado Pintor" para representar as Artes Visuais e que acompanha o material didático fornecido as minhas alunas e o "Gato Pelado da Informática" de carrega um computador, criado na época em que eu coordenava o Laboratório de Informática.
Atenciosamente!
Professora do Ensino de Artes Visuais
Ana Claudia Lacau de Macedo
Obrigado pela informação e testemunho. Se CN homenageia o Curso Normal, em que ano foi feito o desenho? Há mais dados sobre o original, no Pelotense?
ResponderExcluirBoa tarde. Fico feliz em ter visto teu comentário, mesmo que muito tempo depois. Este desenho começou a ser criado em curso de Pós graduação em Desenho e gráfica computacional da UFPel, não cheguei a defender o projeto, mas desenvolvi também o "Gato Pelado Artista", "Gato Pelado do Laboratório de Informática", "Gato Pelado que homenageia a consciência negra" entre outros.
ExcluirSergio Assis disse...
ResponderExcluirFui Gato Pelado nos idos de 66... Joguei muitos ovos nos Galinhas Gordas... Que saudade!
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10108878998216512861
ResponderExcluirhttps://twitter.com/#!/cmpelotense
http://www.formspring.me/cmpdepel
Alfredo Traversi Neto escreveu no Facebook hoje:
ResponderExcluirQuem desenhou a figura do gato com o monóculo (Gato Felix) foi o falecido Eduardo Martins Traversi.
É Gato pelado pelas iniciais GP do Ginásio Pelotense assim como galinha gorda era GG ginásio Gonzaga. Antes de serem Chamados de colégio eram chamados de Ginásio.
https://m.facebook.com/groups/2733586010195934/permalink/3002030736684792/