Em 2010, o Instituto João Simões Lopes Neto escolheu o 1 de abril, dia da mentira, como a ocasião de comemorar "Os Casos do Romualdo". Este ano, os simoneanos novamente falarão sobre o personagem (na sede do Instituto, às 18h).
Será apresentado um livro editado recentemente no Uruguai, que reúne e compara os contos do Romualdo, originalmente publicados em 1914, com as Histórias de Alexandre, contos do folclore alagoano que Graciliano Ramos recopilou em 1944. A tradução ao espanhol do original simoneano foi feita por Román García Arrospide, José María Obaldia e Heber Raviolo, com prólogo e notas de Raviolo.
Nesta reunião, com entrada franca para todos, o professor de Letras da UFPel João Ourique comparará essas duas obras (de Graciliano e de Simões) e os dois personagens "mentirosos", Alexandre e Romualdo.
Embora o livro não esteja à venda no Brasil, os interessados poderão inscrever-se numa lista de encomendas para adquirir a obra em espanhol, publicada no Uruguai pela editora Banda Oriental.
Imagem: Instituto JSLN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.