Carla é gaúcha, profissional da área da publicidade, e chegou a Pelotas há poucos meses, proveniente dos Estados Unidos, onde morava com seu esposo, o paulista Norberto Ikeda.
As borboletas estão na maioria da produção desta artista, por inspiração que nasceu no Estado da Flórida, onde ela morou alguns anos. Em Coconut Creek, cidade conhecida como a "capital mundial das borboletas", encontra-se o Butterfly World, aviário com 5 mil borboletas vivas, de 80 espécies.
A motivação começou há uns seis anos, ao receber materiais de pintura deixados por sua avó ao falecer. Nunca antes disso havia tomado pincéis e tintas. Bisnagas e espátula herdadas catalisaram a força genética, e pareceram fluir os talentos.
Sem qualquer professor externo nem métodos formais, foi absorvendo dicas esparsas, como o uso preferente das cores primárias. Nesse primeiro impulso, a artista autodidata optou por reproduzir ideias alheias e fotografias tomadas de livros e da internet. Uma das primeiras imagens foi o Gato Azul (dir.).
Carla passou a trabalhar a múltipla riqueza das borboletas, deixando-se levar pelo autoexigente desejo de copiar o detalhismo fotográfico. Aproveitou a simplicidade e popularidade do tema tendo em vista também a divulgação científica e a educação sobre a natureza, linhas muito apreciadas por professores em geral e pelas crianças.
Hoje ela tem esta primeira exposição em seu incipiente currículo, após ter pintado várias dezenas de obras, que foram presenteadas aos familiares.
Algumas delas estão no seu orkut (Carla Menezes - Minhas Telas) e em sua página do Flickr.
Algumas delas estão no seu orkut (Carla Menezes - Minhas Telas) e em sua página do Flickr.
No primeiro desses quadros, guardado com especial carinho, a inspiração foi assumidamente romântica. No início de namoro com seu atual marido, os dois celebraram com vinho tinto e guardaram o rótulo. Para eternizar o momento, ela fez uma pintura que mostra a garrafa e os copos do vinho, um vazio e outro meio cheio (dir.).
O rótulo foi incluído na pintura e ali segue até hoje, intacto, num entorno vermelho que a paixão e o líquido parecem ter inundado. Tal é o olhar amoroso de Carla Menezes sobre a natureza que circunda o ser humano, olhar que também inunda o espectador de suas pinturas.
Fotos de de C. Menezes (2) e F. A. Vidal (1, 3)
Fotos de de C. Menezes (2) e F. A. Vidal (1, 3)
Amo borboletas,parabéns Carla!
ResponderExcluirbjsss
Parabéns Carla!!! Lindos mesmo! Seu trabalho é fantástico!
ResponderExcluirParabéns à Carla pelas obras amorosas, que são como ela, uma pessoa perfeccionista, delicada e amorosa. Parabéns a quem escreveu a matéria! Ficou muito bem feita!
ResponderExcluirparabens pelo reconhecimento mae! agradeço as palavras do critico, que de uma forma especial descreveram o teu amor pela natureza e pela pintura!
ResponderExcluirParabéns, amadíssima!!!!
ResponderExcluirJá te disse e repito: adoro a luz das tuas telas.
Beijo grande, com amor.
Retribuo todo carinho recebido.
ResponderExcluirObrigada de coracao.
Carla Menezes
Mãe, parabéns!! Tu merece esse reconhecimento todo.. Tua obra é maravilhosa e teu talento único. Te amo! Beijos
ResponderExcluirParabens Carla,vc merece este reconhecimento da critica,bjos
ResponderExcluirRachel querida, ate' ai' nos EUA eu cheguei, rs... obrigada irma, saudades do hemisferio norte. bjo grande
ResponderExcluirCarla Menezes
Carla querida, PARABÉNS!
ResponderExcluirFiquei encantada com tua iniciativa, teus quadros são MUITO LINDOS! Te desejo todo o sucesso do mundo!
Felicidades e meu carinhoso abraço
Neura Clara
Querida artista, amiga e esposa. Fazer parte da historia da tua arte, ter tido o privilegio de te-la levado ao Butterfly World e testemunhar o nascimento de criacoes maravilhosas surgirem destas maos tao delicadas, e' de valor imensuravel. Parabens! Me orgulho de vc. Beto
ResponderExcluirBoa tarde carla.por acaso você e filha de Jorge e dona dalva
ResponderExcluir