Este domingo (18) o Conservatório de Música da UFPel completou 93 anos de sua fundação como escola particular. Em setembro de 2008, a diretora Isabel Porto Nogueira foi entrevistada por Lu Albuquerque, no programa Universo In Foco, da TV Comunitária, e contou parte dessa história.
No início do século XX, o diretor do Conservatório de Música de Porto Alegre, Guilherme Fontainha, projetou a criação, no interior de nosso Estado, de diversas escolas de música ligadas a centros artísticos. O de Pelotas foi um dos primeiros e Fontainha, seu primeiro diretor. Em 1937, nosso Conservatório foi municipalizado, permanecendo no mesmo prédio em que fora fundado, na Félix da Cunha esquina Sete de Setembro.
A Prefeitura fez então uma reforma no velho casarão, deslocando as aulas para o piso superior da Biblioteca Pública e os recitais para o Teatro Sete de Abril. Em 1940, foi inaugurado o salão de concertos, batizado com o nome de seu diretor da época, Milton de Lemos. Hoje administrada pela UFPel, a casa segue no mesmo prédio em que nasceu há 93 anos, e é responsável pelos bacharelados em música, cursos de extensão e recitais de música erudita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.