O Espaço Ágape traz novamente a Pelotas a professora Angélica Shigihara, artista, arteterapeuta e pesquisadora argentina radicada no Brasil. Na tarde desta sexta (30) e manhã de sábado (1) ela ministra o minicurso teórico-prático de Arteterapia com a temática Tempo de parar e mudar.
Este curso breve (6h) trata sobre o tempo que precisamos para obter qualidade em nossos atos, nossos trabalhos e nossos relacionamentos, à base de atividades da área da Educação Artística, de tipo prático, teórico e reflexivo. Está dirigido a todos os interessados em conhecer sobre Arteterapia, sejam da área da saúde, da educação ou da arte.
A Arteterapia utiliza recursos artísticos em serviços terapêuticos, baseando-se no fato de que o processo criativo pode ajudar a reconciliar conflitos emocionais e estimular a autopercepção e o crescimento pessoal. Além de apoiar o processo da terapia emocional, a Arte também pode ser usada na avaliação de indivíduos, casais, famílias e grupos, pois favorece o autoconhecimento, valendo-se da expressão não verbal, da linguagem plástica e da criatividade.
No Instituto da Família, em Porto Alegre, Angélica é uma das coordenadoras do curso de especialização em Arteterapia. Veja mais sobre ela no seu blogue Arteterapia Creatividad (bilingue). Informações sobre o curso em Pelotas: Ágape, Espaço de Arte: Anchieta 4480, fone 3028 4480 (estudantes R$ 100 e profissionais R$ 120).
Um dos maiores expoentes dos tempos da Jovem Guarda, Renato Barros e os Blue Caps continuam na estrada, imunes ao passar dos anos. É impossível falar da música pop brasileira, sem citar esse grupo que tanto sucesso fez com as músicas que marcaram época como “Feche os Olhos”, “Ana”, “Primeira Lágrima”, entre tantas outras. A trajetória desses músicos se confunde com a própria história da música popular brasileira e de gerações que permanecem fieis “Aquelas tardes de guitarra, sonhos e emoções”, como descreve os anos 60. Roberto Carlos.
ResponderExcluirCom Darci Velasco nos teclados, Amadeu Signorelli G/baixo, Gelson Moraes na bateria, Cid Rodrigues Chaves no vocal e sax e a lenda viva que é Renato Barros na guitarra e vocal, os Blue Caps prometem um verdadeiro “revival” dos seus maiores sucessos