O professor Igor deu orientação ao projeto dos guris (Jarbas e Augusto). |
Jarbas Carriconde, Felipe Pinz e Augusto Silva, alunos de Eletrônica no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, criaram um mecanismo de bafômetro ligado a um motor de caminhão para melhorar a segurança do motorista. Se o grau de álcool é inadequado para dirigir, o veículo não funciona (v. notícia de ZH).
O projeto, que foi orientado pelos professores Rafael Galli e Igor Barros, denomina-se “Bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos” (v. detalhes em nota do IFSul, junho de 2014). A proposta foi premiada em março passado na 12ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, São Paulo) e estará em setembro próximo na 10º FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, Recife), informou o Diário Popular. Já havia estreado em 2013 na MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, Novo Hamburgo), segundo notícia do Diário da Manhã.
No sábado 9 de agosto, a ideia ganhou nota dez (e um cheque de 30 mil) no quadro "Jovens Inventores" do programa de Luciano Huck e destaque no Jornal do Almoço da segunda 11 (v. vídeo da RBS, 5 min). A ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) também deu à invenção o prêmio de excelência em iniciação científica.
Os três estudantes têm 19 anos, são nascidos em cidades da região de Pelotas, e têm pai ou avô caminhoneiro. Alguns empresários já mostraram interesse na invenção nacional.
Fotos: Diário da Manhã (1), GShow (2)O projeto, que foi orientado pelos professores Rafael Galli e Igor Barros, denomina-se “Bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos” (v. detalhes em nota do IFSul, junho de 2014). A proposta foi premiada em março passado na 12ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, São Paulo) e estará em setembro próximo na 10º FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, Recife), informou o Diário Popular. Já havia estreado em 2013 na MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, Novo Hamburgo), segundo notícia do Diário da Manhã.
Os jovens inventores no Caldeirão do Huck |
Os três estudantes têm 19 anos, são nascidos em cidades da região de Pelotas, e têm pai ou avô caminhoneiro. Alguns empresários já mostraram interesse na invenção nacional.
POST DATA
7-09-14
Leia no Diário Popular Os segredos do Laboratório 14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.