A paisagem urbana é um palimpsesto, uma acumulação de tempos, que se (re)descobre a cada esquina. O passado tece o presente e esta tessitura, alma da cidade, revela-nos como seres humanos.
Ontem e hoje, passado e presente estão enraizados em nossa vida. O futuro depende de nós.
O professor Daniel Botelho, coordenador das atividades do Quiosque, reuniu 25 fotos urbanas tomadas em diversos momentos do século XX e propôs uma comparação entre elas e o aspecto atual dos mesmos lugares.
O objetivo do projeto fotográfico foi motivar o público a compreender os espaços urbanos atuais mediante uma visão histórica e, adicionalmente, reflexionar sobre o futuro desses lugares, que pode estar em nossas mãos.
O tema merece um maior tempo para pensar sobre cada ponto de nossa paisagem urbana, para em fase posterior obter uma percepção global da cidade, uma apropriação gradual e coletiva, e uma possível transformação mais consciente.
A realidade cotidiana é que poucos param para ver as fotos do Quiosque, o que faz mais demorada essa necessária reflexão. A indiferença e a pressa são o lado benigno da questão, haja vista o vandalismo que afeta este espaço. Do poste metálico com 2 lâmpadas, recolocado em junho (compare o dano), agora só resta o eixo principal (dir.).
Fotos de F. A. Vidal
Show!!!
ResponderExcluir