Em janeiro passado, o Corredor Arte exibiu a mostra "UFPel no Tempo", com uma dezena de painéis, cada um com duas fotografias sobre as escolas originais da instituição.A série contém parte do material da exposição "Unidades Fundadoras da UFPel", que de agosto a outubro de 2009 apresentou aspectos históricos da Universidade que completava então 40 anos (veja nota). Ela se constituiu em agosto de 1969, aglutinando escolas locais, científicas e artísticas, algumas delas fundadas no século XIX.
Os curadores das duas mostras - Francisca Michelon, José Luiz de Pellegrin e Raquel Schwonke - prepararam um elemento que serviu de brinde e catálogo para os visitantes: uma coleção de 9 postais em recipiente próprio, com uma foto e um mini-histórico de cada uma das 10 unidades fundadoras (dir.).
Os pelotenses conhecem essas unidades por sua atuação permanente junto à comunidade, mas ignoram sua origem e a complexidade histórica de cada uma - e do conjunto delas, que é a Universidade Federal de Pelotas. Agora que ela passa por uma expansão, atraindo professores e estudantes do resto do Brasil, esta documentação precisaria seguir rodando pela cidade e pela Zona Zul, para que conheçamos e valorizemos nosso patrimônio.
Exemplo desses vazios de conhecimento em Pelotas é o Horto Botânico Irmão Teodoro Luís, pertencente hoje ao Instituto de Biologia da UFPel, no campus Capão do Leão. Criado em 1945 como Horto Florestal de Pelotas, passou a ser o Horto Botânico do Instituto Agronômico do Sul.Entre as fotos destas duas exposições, encontra-se uma do Irmão Teodoro Luís em oração (esq.), como Jesus no Horto das Oliveiras. Não há indicação de data; somente pude averiguar que o Irmão nasceu em 1904.
Professor de geobotânica, de nome civil Ramón Malagarriga y Heras, o lassalista espanhol fundou o Jardim Botânico de Porto Alegre, e veio de Canoas (RS), na década de 1940, para organizar este verdadeiro laboratório de pesquisa científica em Pelotas, que hoje leva seu nome religioso.
Fotos: F. A. Vidal (1) e UFPel (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.