sábado, 8 de agosto de 2009

40 anos da UFPel

Em 8 de agosto de 1969, foi fundada a Universidade Federal de Pelotas, segundo decreto ministerial publicado no Diário Oficial três dias depois. A nova entidade, que hoje completa 40 anos, reuniu dez escolas já existentes (nove universitárias e uma de ensino médio).

Exposição "Unidades Fundadoras da UFPel"
Comemorando a criação da UFPel, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo abriu nesta quinta-feira (6) uma exposição de fotografias e objetos históricos daquelas unidades fundadoras.

No primeiro piso do MALG encontram-se livros do século XIX, objetos como uma antiga classe da Escola de Veterinária (acima), fotografias como a de um recente atendimento odontológico (dir.) e uma detalhada linha do tempo com as principais datas relacionadas com as escolas fundadoras da UFPel, desde 1800 até hoje (abaixo).

Uma grande equipe de alunos, ex-alunos e funcionários está envolvida na organização da mostra, coordenada pelos curadores Francisca Ferreira Michelon, Jose Luiz de Pellegrin e Raquel Santos Schwonke.

Além de informar sobre o passado dessas unidades antes da sua agregação, a exposição busca também chamar o presente à responsabilidade de guardar o que a história deixou. Segundo comentou a curadoria, a rápida expansão universitária no Brasil pode desconfigurar a memória de percursos tão intensos como o que aqui se relata.

História das 10 escolas fundadoras

A entidade criada pelo governo militar em 1969 agregou as seguintes unidades de ensino que havia em Pelotas:

  • As três faculdades da Universidade Federal Rural do R.G.S. (criada em 1960 como Universidade Rural do Sul): Veterinária, Agronomia e Ciências Domésticas. As duas primeiras surgiram em 1883, na Imperial Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática (na foto abaixo, uma das sedes da Escola de Agronomia);

  • as três unidades da UFRGS em Pelotas, que vinham da URGS desde 1949: Odontologia (desde 1911), Direito (1912) e o Instituto de Sociologia e Política (1958);

  • três entidades de ensino superior relativamente autônomas: o Conservatório de Música (1918), a Escola de Belas Artes (1949) e a Faculdade de Medicina (1959);

  • a Escola Agrotécnica Visconde da Graça, incorporada em dezembro de 1969, como Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça.
    • Com o tempo, a unidade da instituição federal permitiu a melhor gestão e a criação de novos cursos. Hoje a UFPel se encontra num crescimento vertiginoso em infraestrutura e administração; somente para 2010 serão abertos 21 novos cursos.

      Como medida de proteção contra a epidemia de gripe A, todas as festividades pelos 40 anos da UFPel foram adiadas até outubro, inclusive a vernissage desta exposição, que se encontra aberta até 7 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. O MALG fica na rua General Osório 725.
      Fotos de divulgação (2 e 4), e F. A. Vidal (1 e 3)

      Nenhum comentário: