Em 8 de agosto de 1969, foi fundada a Universidade Federal de Pelotas, segundo decreto ministerial publicado no Diário Oficial três dias depois. A nova entidade, que hoje completa 40 anos, reuniu dez escolas já existentes (nove universitárias e uma de ensino médio).Comemorando a criação da UFPel, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo abriu nesta quinta-feira (6) uma exposição de fotografias e objetos históricos daquelas unidades fundadoras.
No primeiro piso do MALG encontram-se livros do século XIX, objetos como uma antiga classe da Escola de Veterinária (acima), fotografias como a de um recente atendimento odontológico (dir.) e uma detalhada linha do tempo com as principais datas relacionadas com as escolas fundadoras da UFPel, desde 1800 até hoje (abaixo).
Uma grande equipe de alunos, ex-alunos e funcionários está envolvida na organização da mostra, coordenada pelos curadores Francisca Ferreira Michelon, Jose Luiz de Pellegrin e Raquel Santos Schwonke.
Além de informar sobre o passado dessas unidades antes da sua agregação, a exposição busca também chamar o presente à responsabilidade de guardar o que a história deixou. Segundo comentou a curadoria, a rápida expansão universitária no Brasil pode desconfigurar a memória de percursos tão intensos como o que aqui se relata.
História das 10 escolas fundadorasA entidade criada pelo governo militar em 1969 agregou as seguintes unidades de ensino que havia em Pelotas:
Com o tempo, a unidade da instituição federal permitiu a melhor gestão e a criação de novos cursos. Hoje a UFPel se encontra num crescimento vertiginoso em infraestrutura e administração; somente para 2010 serão abertos 21 novos cursos.Como medida de proteção contra a epidemia de gripe A, todas as festividades pelos 40 anos da UFPel foram adiadas até outubro, inclusive a vernissage desta exposição, que se encontra aberta até 7 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. O MALG fica na rua General Osório 725.
Fotos de divulgação (2 e 4), e F. A. Vidal (1 e 3)

Nenhum comentário:
Postar um comentário