Em alusão ao dia internacional da mulher, o Quiosque de Nelson Nobre - projeto atualmente administrado pelo Ponto de Cultura da UCPel - mostrou fotografias de mulheres pelotenses que se destacaram em diversas áreas.
Uma delas foi Marilda Mesquita (1947-1981), a primeira brasileira aviadora comercial. Mulher pioneira num território eminentemente masculino, faleceu com 34 anos, em Concórdia (SC), num acidente aéreo em que ela era co-piloto.
Em 2005, no dia da Mulher, Nelson Nobre organizou homenagem parecida às pelotenses, mostrando estas imagens no mesmo quiosque (leia notícia). Em 2009, um vereador recordou seu nome em alusão ao dia internacional da mulher.Segundo os mapas municipais (veja), uma rua recebe o nome de Marilda Mesquita, no bairro do Fragata. No Capão do Leão, existe o aeródromo privado Comandante Marilda Zaiden de Mesquita.
As imagens desta nota foram tomadas sobre fotografias expostas pelo Quiosque em março passado.
Meu tio Paulo Michelsen era o namorado dela na época, ele tinha 19 anos e faleceu em 21 de agosto de 1981, um mês depois ela TB faleceu, grávida dele...foi um dor imensa na nossa família...grande mulher, querida por todos ..saudades dos dois
ResponderExcluirEu me chamo Marilda Zaiden, sou descendente de libaneses. Em julho de 2022 comentarei meus 80 anos. Gostaria de me comunicar com você. Um grande abraço.
Excluir2 11:06
ExcluirEu me chamo Marilda Zaiden, sou descendente de libaneses. Em julho de 2022 comemorarei meus 80 anos. Gostaria de me comunicar com você. Um grande abraço.
Escreva para sotovidal@yahoo.com.br
ResponderExcluir