A iniciativa foi da vereadora progressista Diosma Nunes, através de projeto-de-lei, aprovado por unanimidade, que deu origem ao Decreto de denominação, de nº 455/08, da Câmara de Vereadores.
O texto acima foi publicado no sítio da Câmara de Vereadores em 30 de junho de 2008, pela assessoria de imprensa de Diosma Nunes.
Com a homenagem, a vereadora pretendia "atestar o reconhecimento dos pelotenses em relação a um de seus grandes patrimônios: a beleza feminina, que conferiu à miss as projeções nacional e internacional".
A notícia anunciava as homenagens a Yolanda Pereira:
- 2 de julho, 20:30: no Teatro Sete de Abril, entrega de placa a Homero Souto (filho da homenageada) e Antônio Carlos Niemczewski, proprietário do imóvel onde ela nasceu (dir.).
- 4 de julho, 11h: fixação de placa na antiga residência de Yolanda Pereira, à praça José Bonifácio, nº 1.
- 4 de julho, 14h: inauguração de placa na rua Sete, Loteamento Simões Lopes.
Fotos do sítio de Sérgio Souto
Em 2010, a casa foi ocupada pelas vice-reitorias do IF-Sul (IFET Sul-Rio-Grandense), por aluguel, junto à casa vizinha, pela pç José Bonifácio.
ResponderExcluirOlá Francisco, me tire uma duvida. Gostaria de sua ajuda, pois existem duas datas para o nascimento de Yolanda Pereira. Uns afirmam que seria 09/10/1910 e outros 16/10/1910, porquanto na placa existente na casa em que ela nasceu consta primeira (09/10). Qual seria realmente a certa ? Carlos Silveira. Email: ca1702silveira@yahoo.com.br
ResponderExcluir