Esta noite, numa das esquinas da Praça Sete de Julho, candidatos de uma coligação de partidos de esquerda participaram em comício de última hora antes das eleições estaduais e federais deste domingo (3). Doces, churrasquinhos e até cerveja eram vendidos nos arredores do Mercado, mais ou menos entre 19 e 21h.
Usaram do microfone figuras como o prefeito Cláudio "Batata" (de Santa Vitória), o deputado Fernando Marroni, nossos vereadores Miriam (dir.) e Miltinho, entre outros políticos da região.
A deputada federal Manuela Pinto Vieira D'Ávila (acima) falou brevemente, apresentando-se como filha de Pelotas, pois seu pai é natural desta cidade; foi muito aplaudida, mostrando a força de seu carisma pessoal. Jornalista pela PUC gaúcha, a Manu tem desde 2008 um blogue atualizado, o Bola de Meia, Bola de Gude.
A nova geração de políticos inclui homens e mulheres de diversas procedências, predominando a humanística por sobre a artística. Mais do que currículo intelectual, hoje o político requer capacidade oratória e a onipresente simpatia, para poder fazer que as coisas aconteçam.
Aspectos tecnológicos, jurídicos e culturais são manejados por assessores anônimos, sem carisma nem simpatia, mas muito mais idôneos nessas áreas que os líderes políticos, cuja função é coordenar com dinamismo os contatos necessários. A modo de apoio publicitário, mensagens e desenhos em laser foram projetados no edifício abandonado da antiga Secretaria da Receita, futura sede da Câmara (esq.). A tecnologia é definida como barata, moderna e limpa.
Enquanto isso, os entusiasmados candidatos gritavam suas promessas, que, com a potente amplificação sonora, eram ouvidas a várias quadras de distância. Uma inevitável poluição ambiental, lembrança saudosista dos comícios de meados do século XX.
Fotos de F. A. Vidal
Fotos de F. A. Vidal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar esta postagem.