Campello homenageou a bela princesa da Fenakiwi, de Farroupilha (RS) |
Einstein, por Campello |
Campello cresceu no bairro Nossa Senhora de Fátima, saiu de Pelotas aos quinze anos, rodou por diversos países e hoje, aos 54 anos, está radicado em Porto Alegre.
Em busca do passado e da cidade natal, chegou por acaso a este blogue e comentou a nota sobre Os Velascos (leia), grupo musical que ele conheceu em suas origens, nos anos 60.
Autocaricatura de Campello |
- Foi justo em Pelotas que comecei a acreditar que tinha talento. Em minha primeira aula de artes com dona Maria, lembro que desenhei a figura de um índio de perfil e o mesmo foi muito elogiado. Fui pego pela mão por dona Maria e junto com o desenho fui levado de sala em sala e sendo anunciado como um aluno supertalentoso.
A partir daí os pedidos de trabalhos nunca mais pararam, pelos colegas e pelas professoras. Trabalhos no quadro-negro e desenhos para mimeógrafo eram muito solicitados.
Painel de Campello para a Pousada Brisa, em Gramado |
Caricatura para um convite de casamento |
A resposta está dentro da pessoa:
— se temos asas no coração, produzimos muito mais na conexão segura com o cordão umbilical, na rede de apoio mais conhecida, que pode ampliar-se como uma copa de árvore;
— se temos asas nos pés, preferimos respirar ares diferentes, evitando a asfixia e a fixação, para não ficarmos como "as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar" (medrosas, segundo Raul Seixas).
Francisco Campello parece que tem asas no coração e nos pés.
Os do primeiro grupo se alimentam da chuva; os outros a ignoram, em busca de sóis e ventos. Todos têm talentos, mas as suas vocações se separam. A cidade natal, onde chove muito e há muitas pedras, sairia ganhando se uns e outros se conectassem e se unissem.
Imagens do orkut
A Última Ceia, do ângulo especial de Francisco Campello |
Ola gostei de encontrar seu blog....já estou seguindo ...sou de pelotas e tenho um atelier e um blog ana fran atelier, de uma olhadinha lá...sou formada pelo IAD e quero estar por dentro das atividades de nossa cidade. Uma ótima semana!!!
ResponderExcluirOI, adorei a matéria, pois o Campello é um grande amigo de muitos anos. Perdi o contato com ele, pois sempre está viajando, se popr acaso tens o celular ou outro contato dele, por favor envi-eme (andreafjardim@oi.com.br). Obrigada! Andrea
ResponderExcluirOi!! é o Campello que está escrevendo.Resido atualmente em Gramado RS e meu telefone para contato é (54) 81231641 meu e:mail é: campelloart@gmail.com - Faça contato!!Um abraço!!
ResponderExcluirObrigado pela resposta, na próxima vez que eu for a Gramado farei o contato!
ResponderExcluir