No entanto, a participação escrita dos leitores diminuiu muito. No primeiro ano do blogue, os primeiros 400 posts renderam 461 comentários (média superior a 1). Os seguintes 300 posts (de janeiro de 2010 até hoje) trouxeram somente 221 comentários (média de 0,7).
No dia dos 400 posts (20 de janeiro de 2010), fiz uma lista dos temas mais comentados no primeiro ano do blogue (leia a nota). Nessa avaliação, os preferidos dos leitores tiveram 23 e 22 comentários (atualmente têm 24) e são recordistas até hoje. Ambos trataram de literatura.
Entre as postagens de 2010, a que suscitou mais reações ("Poema-canto ao Laranjal", veja abaixo) foi sobre um escrito da poetisa Beatriz Araújo, parecido ao que ocorreu em 2009 ("Poetisa escolheu Pelotas para viver"). Os outros mais comentados são os seguintes (três deles se relacionam com literatura).
- Poema-canto ao Laranjal (10 comentários)
- Sambistas injetam ânimo no hospital (10 comentários)
- Autores locais apresentados no blogue (8 comentários)
- O leitor passeante dos livros de pedra (7 comentários)
Em conclusão, enquanto o número de leitores foi crescendo gradualmente (duplicando a cada ano), a curva dos comentários tomou a direção contrária (caindo à metade, a cada ano). Apesar disso, o interesse dos comentaristas se manteve concentrado na mesma área, a literatura. Ao parecer, os novos leitores do blogue dão suas opiniões por fora (no Twitter, por exemplo) e os antigos não sentem o mesmo interesse de antes.
Parabéns pelo belo trabalho, Vidal. A qualidade dos textos e fotografias é indiscutível. Um canal de informações acerca da cultura pelotense indispensável. Feliz 2011!
ResponderExcluir